Como Plantar Abacaxi

O Abacaxi possui o nome científico de Ananas comosus, sendo uma fruta muito suculenta, saborosa e nutritiva. Ele é a fruta símbolo de países tropicais e sub-tropicais, oferecendo inúmeros benefícios à saúde. A polpa da fruta está cheia de vitaminas A, B1 e C, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, fósforo e bromelina, que é uma enzima que auxilia a digestão. Isso faz com que a fruta seja um pedido certo em churrascarias.

Como Plantar Abacaxi

Onde Plantar Abacaxi

O abacaxi prefere climas quentes e úmidos, sendo indicado temperaturas entre 22ºC a 32ºC. Gosta de bastante luminosidade, podendo ficar a sol pleno, a medida que ele se desenvolve. Existem variedades que suportam uma faixa maior de temperaturas, variando de 5ºC a 40ºC, mas nem mesmo elas suportam geadas.

Como conseguir mudas de Abacaxi

Para fazer o plantio você precisará de uma coroa, sendo recomendado que você torça o abacaxi com as mãos, retirando toda a coroa. Escolha um abacaxi bem saudável e grande. Em seguida retire algumas das folhas da parte de baixo, deixando o miolo livre. Deixe a coroa secando a sombra por 1 semana. É importante fazer isso, desta forma as cicatrizes da planta irão secar, melhorando a brotação.

O próximo passo será colocar a cora em um pote com água, deixando somente o miolo em contato com a mesma. Você poderá usar palitos para manter a coroa no local, ou utilizar um pote com a boca de tamanho próximo ao da coroa. Um cuidado muito importante será trocar a água sempre, evitando que ela crie larvas ou fique mofada. Em poucas semanas as raízes começarão a crescer, mesmo assim o abacaxi deverá permanecer dentro da água, até que elas tenham alguns centímetros.

Após as raízes ficarem bem desenvolvidas você deverá fazer o plantio no local definitivo ou até mesmo em um vaso. O solo deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica, mantendo-se sempre úmido, sem contudo ficar encharcado. Coloque apenas as raízes dentro da terra, deixando as folhas expostas ao tempo.

Cuidados ao plantar Abacaxi

 

O abacaxi é resistente a períodos de seca, porém é importante que ele tenha acesso a água durante as principais fases de desenvolvimento da planta. Tais fases são o desenvolvimento e a formação do fruto, caso contrário a produção irá ser menor. Você irá ver uma pequena flor no centro da coroa, a partir daí que o abacaxi irá se desenvolver. Se for fazer o plantio em vasos, precisará escolher um bem grande, caso contrário as frutas não irão ficar com o mesmo tamanho das que são encontradas no supermercado.

Plantios comerciais precisam de análise química do solo. Serão necessários de 3 a 4 adubações com nitrogênio e potássio a partir do segundo mês. Você deverá capinar ou então colocar algum tipo de cobertura morta nos canteiros, evitando a propagação de ervas daninhas. Se a sua região tive muito sol você deverá proteger os frutos com jornal, sacos de papel ou palha seca.

Quando colher o Abacaxi

Cerca de 1 ano após o plantio você deverá ver o surgimento de uma flor, e após 5 a 6 meses o abacaxi estará pronto para ser colhido. Sempre utilize materiais de proteção ao fazer a colheita, tais como facão e luvas, especialmente se for colher vários frutos. Veja também como plantar Lichia.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!