Como Plantar Abóbora

A Abóbora pertence ao gênero Cucurbita. É uma planta de cultivo extremamente simples. Você precisará apenas de boas sementes e certo espaço para que ela possa se desenvolver. Moranga, jerimum e mogango são alguns dos diversos nomes populares que esta planta recebeu. Elas são bastante semelhantes umas com as outras, com os frutos variando muito no tamanho e formato. Inclusive um pouco complicado diferenciar as espécies.

Como Plantar Abóbora

Principais variedades de Abóboras

Entre as variedades destacam-se a Cucurbita maxima, oriunda o sul da América do Sul, por isso são as mais resistentes as baixas temperaturas. Outro ponto de destaque é que elas produzem os maiores frutos, com alguns exemplares passando dos 100 quilos. A Cucurbita moschata tem origem na América Central e México, sendo a mais cultivada em regiões tropicais, uma vez que prefere climas quentes e úmidos. A Cucurbita pepo também tem origem no México e é a variedade com maiores diferenças morfológicas, ou seja, possuem frutos que são consumidos maduros ou ainda verdes, a famosa abobrinha, e também variedades que são meramente ornamentais, com frutos que não podem ser consumidos.

Onde plantar Abóbora

A abóbora prefere climas que são mais quentes, com temperaturas variando entre 18°C e 27°C durante o cultivo. A época mais adequada para o plantio é entre setembro e o início de fevereiro. De um modo geral elas não gostam de baixas temperaturas e de geadas. As espécies Cucurbita máxima e Cucurbita pepo são mais tolerantes a estas condições climáticas. Elas necessitarão de luz solar direta, por algumas horas ao longo do dia. Também podem ser cultivadas em locais com sombra parcial, desde que tenham uma boa luminosidade.

O solo para cultivar a abóbora deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica. Deverá ficar sempre úmido, sem contudo ficar encharcado. Uma dica interessante, já que a abóbora cresce e se espalha muito, é colocar um pedaço de pau, como um bambu, no local que foi feito o plantio da semente. Isso faz com que você saiba o local exato da planta, podendo irrigar corretamente, evitando desperdícios.

Como conseguir mudas de Abóbora

Você poderá fazer o plantio da abóbora ou moranga diretamente no local definitivo. Também é possível fazer mudas em sementeiras ou pequenos copos de plástico ou papel. As sementes costumam pegar com muita facilidade, portanto coloque no máximo 2 a 3 em cada local. Caso faça mudas, espere até que elas tenham 3 folhas verdadeiras para fazer o transplantio. No canteiro definitivo faça uma cova grande, com cerca de 30 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro, adubando a terra retirada com esterco, húmus de minhoca ou composto orgânico.

As abobreiras são monoicas, ou seja, produzem flores masculinas e femininas, sendo necessário que insetos polinizadores, especialmente as abelhas, tenham acesso as flores, para que a polinização seja realizada. As flores masculinas possuem pólen e não irão produzir frutos. É comum que as primeiras flores a nascerem sejam masculinas. Após cerca de 1 mês é que as flores femininas comecem a aparecer. Caso não tenha insetos ou então nenhum fruto esteja se desenvolvendo, você poderá fazer a polinização manual, utilizando-se de um pincel bem macio.

As flores masculinas aparecem em mais quantidade, e normalmente se abrem pela manhã, por poucas horas, morrendo em seguida. Algumas variedades hibridas, como a abóbora japonesa, possuem poucas flores masculinas e nenhum pólen, por isso será necessário intercalar esta variedade com alguma outra, para que elas tenham acesso ao pólen e consigam produzir os frutos. Em plantios comerciais costuma-se intercalar 4 fileiras de abóboras hibridas com 1 polinizadora, como por exemplo a abóbora brasileirinha, com espaçamento de 2 a 3 metros entre as fileiras e 1 a 2 metros entre as plantas.

Cuidados ao plantar Abóbora

A abóbora pode ser atacada por uma grande variedade de pragas que se alimentam principalmente de suas folhas e cipós, tais como besouros, pulgões e outros insetos. Em pequenas plantações você poderá retirar as pragas manualmente, ou pulverizando com água corrente. Caso a água não resolva, coloque um pouco de sabão na água. Sempre retire as plantas invasoras, desta forma a abóbora ficará com todos os nutrientes do solo.

Quando colher a Abóbora

A colheita da abóbora ou da moranga começa após 85 a 150 dias do plantio, variando conforme o cultivar e as condições de cultivo. Espere até o talo ficar amarelado ou amarronzado, cortando-o. Uma dica interessante é cortar um bom pedaço do talo, especialmente se não for consumir no momento, já que abóboras sem o talo tendem a estragar mais rapidamente. Folhas e flores também podem ser consumidos, bem como o óleo obtido de algumas variedades. Outro consumo que vem se popularizando é das sementes torradas e salgadas, que são utilizadas como aperitivo, tal como o amendoim.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!