Como Plantar Abobrinha

A Abobrinha, cujo nome científico é Cucurbita pepo, é uma das melhores alternativas para quem deseja começar ou aumentar a horticultura em sua propriedade ou até mesmo no quintal da sua casa. Ela consegue se adaptar muito bem em uma grande faixa de temperaturas, especialmente aos climas mais quentes. Outra grande vantagem está em ser muito consumida pelos Brasileiros. Ela pode ser preparada refogada, assada, frita ou empanada, estando presente em diversos pratos da culinária de todo o país.

como-plantar-abobrinha

Onde plantar Abobrinha

A abobrinha irá se desenvolver com mais facilidade em climas mais quentes, sendo que a temperatura recomendada para o cultivo está entre os 20°C a 27°C. Ela conseguirá produzir até mesmo numa temperatura mínima de 15°C. Uma característica interessante é que a abobrinha forma moitas, diferente das Abóboras que espalham as ramas pelo chão.

Plante-a em locais ensolarados ou em meia sombra, mas neste último caso o local dever ser bem iluminado. Não deixe várias plantas em um mesmo local, sendo indicado 1 ou 2 plantas em cada cova/vaso grande, uma vez que se tiver várias plantas juntas, uma poderá atrapalhar a outra.

O solo deverá ser muito bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Se tiver como medir, procure deixar o pH entre 6,0 e 6,8. Você poderá irrigar sempre que perceber que o solo está ficando seco, deixando-o úmido, porém sem ficar com poças de água, que poderão apodrecer as plantar.

Como conseguir mudas de Abobrinha

Você poderá plantar diretamente no local definitivo, colocando de 2 a 3 sementes em cada cova. O espaçamento recomendado entre as covas irá variar de acordo com a variedade que você escolher, mas normalmente 1×1 metro tende a ser o suficiente. Caso você compre as sementes em pacotinhos, siga as instruções contidas no verso.

Você também poderá fazer as mudas em pequenos vasos, sacos plásticos ou até mesmo em copos de plástico, lembre-se apenas de fazer furos no fundo do pote, para que a água escorra. Leve as mudas para o local definitivo quando as mudas estiverem com pelo menos 3 folhas definitivas. Você poderá plantar a abobrinha em vasos grandes, porém elas não são as mais indicadas para este tipo de cultivo.

Cuidados ao plantar Abobrinha

A abobrinha precisa ser polinizada, especialmente pelas abelhas, caso contrário as flores não irão dar frutos. Se você não perceber a presença de abelhas ou outros insetos polinizadores, poderá fazer a polinização manual, para isso utilize um pincel com cerdas suaves, pincelando todas as flores. Lembre -se que a abobrinha possui flores masculinas (que dão polén) e as  femininas, que irão formar os frutos.

Retire as plantas invasoras, evitando assim competição pelos nutrientes que estão presentes no solo.

diferenca-flor-abobrinha-macho-femea

Quando colher a Abobrinha

O tempo de colheita irá variar conforme a variedade, por exemplo a abobrinha italiana produzirá entre 45 a 80 dias após o plantio. As condições de solo e irrigação também irão alterar o tempo para inicio da produção. Procure colher a abobrinha quando ela estiver grande, porém ainda imatura. Existe uma enorme quantidade de variedades de abobrinha, com formas, cores e peculiaridades.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!