Como Plantar Acelga

A Acelga, cujo nome científico é Beta vulgaris cicla, é uma planta bianual, ou seja, ela demora 2 anos após o plantio para florescer e dar novas sementes. Ela possui grandes folhas ovaladas, com longos e firmes talos. As folhas normalmente são de tonalidades verdes ou avermelhadas, dependendo da variedade plantada, podendo também ser lisa ou crespa. Ela pode ser consumida tanto crua quanto refogada, sendo muito utilizada para preparar saladas.

como-plantar-acelga

Como conseguir mudas de Acelga

A acelga prefere um clima mais ameno para ser cultivada, com temperaturas aproximadas entre 16°C a 18°C. Isso não impede que elas sejam plantadas em locais mais frios, resistindo inclusive a temperaturas mais baixas e pequenas geadas, bem como em locais mais quentes. Ela precisa de uma boa quantidade de luz solar, de forma a se desenvolver bem, sendo indicado algumas horas de luz solar direta todos os dias. Em locais muito quente recomenda-se que ela fique em locais sombreados.

Utilize um solo fértil, rico em matéria orgânica e que seja muito bem drenado. Ela não tem muito problema com relação ao PH do solo, somente não tolera muito quando ele está muito ácido. Irrigue os canteiros ou vasos de forma a deixar o solo úmido, sempre tendo o cuidado para que ele não fique muito encharcado.

Como conseguir mudas de Acelga

Você poderá plantar as sementes de acelga diretamente no canteiro definitivo, ou então usar de sementeiras, copos de plástico ou outros materiais, transplantando as mudas quando elas estiverem com cerca de 5 cm de altura. Uma dica é colocar as sementes em um copo com água, por 24 horas, isso irá facilitar a germinação.

Cuidados ao plantar Acelga

A acelga costuma ser bem tranquila com relação aos tratos culturais, normalmente precisando de poucos cuidados. Se notar que elas estão crescendo muito devagar, poderá usar um adubo para garantir mais nutrientes no solo. Retire quaisquer plantas invasoras que apareçam no canteiro, desta forma a planta terá acesso a todos os nutrientes presentes no solo.

Quando colher a Acelga

Entre 60 e 85 dias após o plantio você irá colher as primeiras folhas da planta. Costuma-se colher as folhas externas, maiores e mais bem desenvolvidas. Dependendo das condições de nutrição e clima, você conseguirá ficar alguns meses colhendo as folhas de uma mesma planta. Veja como plantar Arruda.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!