Como Plantar Acerola

A Acerola possui o nome científico de Malpighia emarginata. É um arbusto que atinge cerca de 3 metros de altura, e que se adaptou perfeitamente ao clima do Brasil. Ela possui diversos nomes populares, como azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas.

Como Plantar Acerola

Ela é a prova de que tamanho não é documento! A acerola possui, quando madura, 36 vezes mais ácido ascórbico, que é a substância formadora da vitamina C, do que a laranja e a goiaba. Tais frutas que são reconhecidas como grandes fontes deste nutriente. Ela conseguiu se adaptar a diversas condições climáticas. Pode florescer diversas vezes no ano e ser plantada em todo o Brasil.

Onde plantar Acerola

É uma planta de clima tropical, preferindo temperaturas que variem de 15 ºC a 32 ºC. A média durante o cultivo deve permanecer na faixa dos 26 ºC. A acerola é exigente quanto ao sol, já que ele irá influenciar diretamente na produção de vitamina C. Ela prefere solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Caso faça o plantio em vasos dê preferência aos que são mais profundos. Desta forma as raízes possam se desenvolver bem. Outro cuidado importante é que no vaso a planta deverá ser bem adubada e ter bom acesso ao sol, caso contrário não terá uma boa produção.

Como conseguir mudas de Acerola

A forma mais fácil e rápida para ter as acerolas é comprando mudas, especialmente as que são feitas por estaquia ou enxertia. Desta forma a planta se desenvolverá muito mais rapidamente do que através do plantio com sementes. Nada impede que você plante uma semente, mas tenha em mente que ela irá demorar mais para atingir o seu tamanho máximo.

Cuidados ao plantar Acerola

O espaçamento entre as plantas adultas geralmente é de 5 metros x 5 metros, em plantios comerciais. Você deverá retirar as plantas invasoras, especialmente quando as mudas são jovens, bem como realizar adubações e podas na planta, para que ela possa produzir mais. Para ter uma boa produção a acerola precisa da ajuda de insetos polinizadoras, especialmente das abelhas, que irão visitar as flores.

Recomenda-se também que se faça o plantio de pelo menos 2 pés de acerola de variedades diferentes, de forma que seja feita a polinização cruzada, fazendo com que as plantas fiquem mais produtivas e saudáveis.

Quando colher a Acerola

Com cerca de 8 meses de plantio você começará a colher os primeiros frutos da aceroleira. É possível ter 3 ou 4 grandes colheitas, concentradas na época da primavera e do verão. A partir de 4 anos de idade uma única planta poderá produzir 40 quilos ou mais de acerolas, por ano, desde que estejam sendo bem tratadas e cuidadas. Você deverá fazer a colheita a cada 2 ou 3 dias, evitando que as frutas fiquem expostas ao solo após serem colhidas. Veja também como plantar Jabuticaba.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!