Como Plantar Agrião

O Agrião D’água possui o nome científico de Nasturtium officinale, já o Agrião da Terra tem o nome científico de Barbarea verna. Ele é oriundo do Sudeste Asiático, de onde se espalhou para todo o mundo, sendo presença constante nos canteiros e hortas do Brasil. O agrião d’água é uma planta semi aquática, podendo atingir até 1,20 metros de altura quando no ambiente natural, já a versão da terra atinge de 30 a 90 cm de altura quando está florescendo, porém geralmente não ultrapassa os 15 cm de altura durante o cultivo normal. O agrião é bem fácil de cultivar, sendo apreciada por seu sabor forte e picante.

Como Plantar Agrião

Onde plantar Agrião

A hortaliça se dá bem muito bem regiões que possuem temperaturas variando entre 12 a 20 graus durante a noite. Em alguns locais com este clima ela chega a se desenvolver naturalmente, como uma planta selvagem. Por outro lado, se estiver muito quente, a planta tende a florescer rapidamente. Isso acaba atrapalhando seu crescimento e a qualidade da verdura.

Ele também precisará de muita luminosidade, de preferência recebendo luz solar direta por algumas horas, desde que sua região não seja muito quente. Nestes casos é interessante que o agrião fique protegido do sol direto durante as horas mais quentes do dia.

O agrião d’água, como podemos perceber pelo seu nome, é uma planta de gosta de água, podendo ser cultivada em terrenos encharcados ou em diversos vasos ou tanques. Geralmente tem-se de 2 cm a 5 cm de lâmina de água acima do solo. O solo abaixo da água deverá ser bem fértil.

O agrião d’água é uma excelente planta para ser cultivada em sistemas hidropônicos. Ele também poderá ser cultivado em um vaso com terra, e esse vaso deverá ser colocado dentro de um recipiente mais largo, cheio de água. Já o agrião da terra não tolera locais inundados, porém o solo deverá ficar sempre úmido.

Como conseguir mudas de Agrião

Você poderá fazer o cultivo do agrião através de sementes, para isso basta colocá-las em sementeiras ou outros potes semelhantes, com terrá bem úmida, sem contudo ficar encharcada. As sementes demoram um certo tempo para brotar e geralmente não tem uma alta taxa de germinação. Transfira as pequenas mudas quando elas estiverem com 4 a 6 folhas.

Outra forma mais comum e rápida para se conseguir mudas é retirando ramos com cerca de 10 a 15 cm de comprimento das plantas adultas, até mesmo as que são vendidas no comércio. Elas enraízam com muita facilidade, bastando mergulhar uma parte do ramo dentro de um pote com água. O espaçamento recomendado entre as plantas varia de 20 a 30 cm.

Cuidados ao plantar Agrião

Se o plantio for feito em locais inundados, você deverá fazer com que ele tenha um pequeno fluxo de água, evitando problemas com a água parado, como por exemplo com mosquitos. Se o plantio for feito em vasos você deverá trocar a água com frequência. Sempre retire quaisquer plantas invasoras, evitando competição pelos nutrientes.

Quando colher o Agrião

Com 2 a 3 meses após o plantio das sementes você poderá fazer a colheita. Se o plantio for feito através das ramas, em no máximo 2 meses você terá o agrião a sua disposição. Colha as folhas mais bem desenvolvidas ou então corte os ramos, deixando pelo menos 5 cm para que ele possa rebrotar. É possível fazer várias colheitas, com uns 30 dias de distância entre elas. Veja também como plantar Espinafre.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!