Como Plantar Aipo

O Aipo possui o nome científico de apium graveolens var. dulce, existindo diversas variedades, sendo que em vários locais ele é chamado de salsão. Essas variedades são sub-divididas em cultivares tradicionais, cultivares de branqueamento natural ou auto branqueados, cultivares americanos ou verdes e cultivares de folhas.

Como Plantar Aipo

As variedades tradicionais de Aipo têm as hastes das folhas num tom verde esbranquiçado, rosado ou avermelhado. Normalmente elas sofrem um processo de branqueamento, conseguindo assim um sabor doce e o aroma característico da planta. Os cultivares de branqueamento natural são os mais indicados para plantio denso. Dessa forma as próprias plantas realizam o sombreamento das outras plantas, acontecendo o branqueamento parcial das hastes das folhas.

As variedades de aipo americano ou verde possuem hastes que são consumidas sem serem branqueadas. Os cultivares de folhas são mais utilizados como condimentos, mas as hastes também podem ser consumidas, apesar de serem mais finas. As variedades tradicionais são as que possuem melhor sabor, porém exigem mais cuidados durante o período de produção.

Onde plantar Aipo

Ele cresce melhor em locais de clima fresco, com temperaturas variando entre 15°C e 21°C. Existem variedades que suportam até mesmo pequenas geadas. Saiba que longos períodos de baixa temperatura podem fazer a planta florescer precocemente. O Aipo irá se desenvolver melhor se tiver luz solar direta por algumas horas diariamente, contudo ele é tolerante a sombra parcial.

Em locais quentes recomenda-se que ele seja plantado em sombra parcial ou locais mais frescos, evitando a luz solar direta nas horas mais quentes do dia. O solo deverá ser fértil, rico em matéria orgânica e nitrogênio. A irrigação deverá deixar o solo sempre úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Aipo

As sementes de Aipo não são fáceis de germinar. Normalmente serão necessários de 2 a 3 semanas para que elas possam brotar. Recomenda-se deixa-las na água por da noite para o dia, para que essa germinação fique mais fácil. Não cubra as sementes com muita terra, pois é necessário a presença de luz para que elas possam germinar. Coloque-as em cima do solo úmido, em seguida peneire uma fina camada de terra sobre as mesmas. Você pode plantar no local definitivo ou então em sementeiras, fazendo o transplante das mudas quando elas estiverem com 5 ou 6 folhas.

Cuidados ao plantar Aipo

Recomenda-se um espaçamento entre as plantas de 20 a 25 cm para as variedades de branqueamento natural. Para os demais cultivares entre 35 cm a 40 cm está bom. Você também poderá fazer o plantio em grandes vasos, desde que tenham 30 cm de profundidade ou mais.

Nas variedades que são branqueadas, você poderá embrulhar de forma frouxa cada planta. Utilize papel escuro ou opaco, de forma a não permitir a passagem da luz. Esse papel deve ter cerca de 25 cm de altura. Amarre-o com barbante ou elástico, deixando as extremidades das hastes e as folhas expostas.

Outra forma é juntar e amarrar as hastes e folhas das plantas a cerca de 2/3 da altura da planta, colocando terra no entorno da mesma, deixando apenas as folhas e hastes expostas ao sol. Geralmente faz-se esse processo 2 semanas antes da colheita. Nem todo produtor faz esse procedimento e várias pessoas gostam do sabor natural da planta. Nas variedades de branqueamento natural, assim que o Aipo atinge cerca de 20 cm de altura, espalha-se uma camada de palha seca ao redor da planta, ajudando o processo.

Quando colher o Aipo

Você poderá colher todo o aipo ou então apenas algumas folhas, para utilizar no momento. Demora cerca de 75 a 150 dias para esta colheita, com esta variação de tempo sendo devido a variedade escolhida e condições de cultivo. As variedades tradicionais que precisa de branqueamento devem ser colhidas inteiras, após o procedimento, já que sem o branqueamento elas ficam com as hastes com sabor forte ou amargo, e nem todo mundo aprecia isso. Veja também como plantar Pimentão.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!