Como Plantar Alcachofra

A Alcachofra possui o nome científico de Cynara scolymus e tem origem no cardo selvagem. Ela foi selecionada através de cruzamentos para se obter uma grande inflorescência. Esta inflorescência possui um receptáculo, comumente chamado de coração da alcachofra, com diversas partes carnosas. Normalmente elas são cozidas, mas que também podem ser consumidas cruas. Ela consegue chegar a até 2 metros de altura, ficando com 1 metro ou mais de diâmetro. Os capítulos florais irão ficar com 6 a 15 cm de diâmetro.

Como Plantar Alcachofra

Onde plantar Alcachofra

Ela pode ser plantada em diversas temperaturas, variando de 5°C a 30°C ou mais. Irá se desenvolver melhor em temperaturas medianas, na faixa de 12°C a 22°C. De qualquer forma será necessário que a planta passe por um período de temperaturas mais amenas, para induzir o florescimento. Isso faz com que as regiões mais indicadas para a produção de alcachofra possuam um inverno relativamente frio e um verão mais quente. Ela consegue resistir a pequenas geadas. Se estiver muito quente e seco, os capítulos florais tendem a ficar menores e com uma qualidade pior.

Será necessário que a planta tenha luz solar direta por algumas horas, todos os dias. O solo para o cultivo da alcachofra deve ser fértil e rico em matéria orgânica. Ela não irá se desenvolver bem em solos mais ácidos. A irrigação deverá ser o suficiente para que o solo permaneça úmido, sem ficar encharcado. Ela é bem resistente a seca, contudo não irá produzir enquanto estiver faltando água.

Como conseguir mudas de Alcachofra

A forma mais recomendada para fazer o plantio é dividindo plantas adultas. As mudas irão surgir após a colheita, e devem ser retirados com cuidado, cavando e retirando os rebentos da planta mãe. Escolha os rebentos que estejam grandes e bem desenvolvidos, já com raízes, em seguida corte as folhas da muda e então elas podem ser colocadas no local definitivo, respeitando os espaçamentos de cada cultivar.

Caso faça o plantio por sementes, você poderá colocá-las em vasos, saquinhos de papel ou outro local, desde que tenha pelo menos 10 cm de altura. Espere 1 mês após elas germinarem para fazer o transplante. Uma dificuldade para quem faz o plantio por sementes é que as plantas não irão ser uniformes, ou seja, apresentarão formas, tamanhos e produtividades diferentes. Geralmente o plantio por semente é feito por quem deseja “criar” uma nova variedade ou então por quem não tem acesso a uma planta adulta.

Cuidados ao plantar Alcachofra

Busque sempre retirar quaisquer plantas invasoras que estejam na sua plantação, deixando todos os nutrientes do solo apenas para a planta principal. Caso não queira fazer mudas, você deverá eliminar todos os rebentos que nascerem, deixando apenas a planta mãe, desta forma ela ficará mais forte e produtiva.

Quando colher a Alcachofra

A colheita da alcachofra é feita quando ela ainda está com as brácteas (folhas modificadas que protegem o coração da alcachofra) fechadas. Quando as brácteas se abrirem é sinal que passou do ponto, e possivelmente estará fibrosa e com sabor diferente. Geralmente a planta não irá produzir nada no primeiro ano, ou então poucas unidades, porém ela é perene e poderá produzir por mais de 6 anos. Criadores comerciais substituem as plantas após o 3º ano, uma vez que a produção tende a cair. Veja também como plantar Bertalha.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!