Como Plantar Alcaparra

A Alcaparra possui o nome científico de Capparis spinosa. A planta forma um arbusto lenhoso que chega até a 1 metro de altura, sendo nativa do oriente médio e norte da costa ocidental da África. A alcaparra na verdade são os botões florais imaturos, que geralmente são conservados em salmoura ou em vinagre com sal, sendo amplamente utilizada em condimentos e molhos de diversos pratos culinários. Os frutos semi-maduros e as folhas mais jovens também são conservados e utilizados de forma semelhante aos botões florais. As folhas da planta podem ser cozidas e consumidas, e ela também é utilizada com fins medicinais.

Como Plantar Alcaparras

Onde Plantar Alcaparra

A planta prefere clima seco e quente, sendo resistente a altas temperaturas, próximas dos 40°C, porém também tem boa resistência a baixas temperaturas, aguentando até cerca de -8°C. Ela não gosta de excesso de umidade, atrapalhando assim seu desenvolvimento e produção. A alcaparra prefere luz solar direta e poderá ser cultivada em qualquer tipo de solo, sendo indicado um solo mais calcário. Até mesmo em solos pedregosos ela irá se desenvolver bem.

Recomenda-se que não falte água para a planta, porém o solo deve ter uma excelente drenagem e não deverá ficar úmido por muito tempo. Quando estiver grande e bem desenvolvida poderá passar por alguns períodos de seca. Lembre-se que muita água e umidade favorecem o surgimento de doenças.

Como conseguir mudas de Alcaparra

O plantio poderá ser feito por sementes ou estaquia. As sementes são pequenas e levam meses para conseguir germinar. Se você tiver um pé de alcaparra e conseguir retirar sementes frescas, poderá tentar fazer o plantio. Quando estão frescas elas germinam mais rápido, em cerca de 2 semanas, porém a taxa de germinação é baixa, por isso plante muitas.

Para sementes secas você deverá deixá-las dormir dentro de um pote com água. Depois coloque-as em um tecido úmido e coloque dentro da geladeira, deixando lá por 2 ou 3 meses. Em seguida retire-as e coloque dentro de um pote com água morna por um dia, aí estarão prontas para serem semeadas. Faça o plantio em vasos ou sacolas, levando-as para o local definitivo somente quando estiverem com um ano. As mudas de alcaparra crescem muito devagar nos primeiros meses de vida.

No plantio por estaquia você terá mudas com aspecto mais igual. Saiba porém que a taxa de enraizamento dos ramos é bem baixa. Escolha pedaços de ramos saudáveis, com mais de 1 ano de idade, e que tenham cerca de 20 cm de comprimento, retirando-os da base ou do meio da planta. Retire as folhas coloque os ramos em vasos com terra úmida.

Cuidados ao plantar Alcaparra

O espaçamento indicado irá ser diferente conforme as condições de cultivo e a variedade escolhida. Geralmente é de 2,5 metros a 5 metros entre as plantas, além disso você também poderá fazer o plantio em vasos. Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes. Quando a planta não estiver produzindo você deverá podar os ramos mortos, fracos ou que estejam doentes. Na época de produção vá eliminando os ramos menos produtivos.

Quando colher a Alcaparra

Colha as alcaparras (botões florais) quando elas ainda estiverem completamente fechadas. Você deverá repetir a colheita a cada 3 ou 4 dias, durante os meses de floração. As flores que começarem a abrir devem ser descartadas ou então deixe-as virarem frutos, que podem ser colhidos quando estiverem grandes, quase maduros, sendo então mantidos em conserva.

Os botões frescos têm um sabor marcante, muito amargo, e por isso devem ser processados antes do consumo. Para isso você poderá colocá-los em camadas juntamente com sal. Deixá-los em salmoura ou ainda em uma mistura de vinagre e sal, por cerca de 30 dias também é uma opção. Assim elas acabam ficando com seu sabor característico. A partir do segundo ano será possível fazer a colheita de alguns botões, porém a produção comerá mesmo no 3º ou 4º ano de cultivo, e permanecerá por décadas. Veja também como plantar Camomila.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!