Como Plantar Alecrim

O Alecrim, que possui o nome científico de Rosmarinus officinalis, pode se tornar um arbusto com até 1,5 metros de altura, logicamente que isso irá depender da variedade. As folhas finas e os ramos são utilizados na alimentação, uso medicinal e também é usado na fabricação de produtos de higiene e beleza. Algumas pessoas também utilizam o alecrim como planta ornamental, uma vez que algumas variedades possuem flores brancas, rosas, azuis ou violetas. Ele também é usado como repelente de insetos.

como-plantar-alecrim

Onde plantar Alecrim

Essa planta prefere o clima subtropical, mas se adapta bem e poderá ser plantado em diversas condições de clima e temperatura. A planta poderá suportar invernos rigorosos. Isso depende tanto da variedade quanto do grau de desenvolvimento da planta. Plantas maiores geralmente são muito mais resistentes ao clima. O alecrim gosta de locais bem iluminados, sendo interessante receber algumas horas de luz solar direta ao longo do dia.

O alecrim irá se desenvolver muito bem em solos que sejam bem drenados e leves. Ele irá crescer mais em solos calcários, com pH entre 7,0 a 7,8. Uma característica interessante é que ele ficará com mais aroma e sabor se for cultivado em solos pobres de nutrientes e que não fiquem muito úmidos, portanto não se preocupe tanto com adubações.

Para plantas jovens recomenda-se que o solo fique um pouco úmido. Para plantas adultas e bem desenvolvidas, o solo não deverá ficar tão úmido, deixando o solo levemente seco entre as irrigações. Isso faz com que o alecrim seja bastante resistente aos períodos de seca.

Como conseguir mudas de Alecrim

Você poderá plantar o alecrim utilizando-se de sementes ou então pela estaquia. Plante as sementes em sementeiras, vasos pequenos ou qualquer outro pote. As sementes irão demorar algumas semanas para germinar e devem ser transplantadas quando estiverem com 15 a 20 cm de altura. A estaquia é feita cortando-se ramos sadios com cerca de 15 cm de comprimento. Em seguida coloque-os em pequenos vasos e deixe em um local muito bem iluminado, porém sem receber luz solar direta.

Mantenha o solo bem úmido e em cerca de 3 semanas o galho irá enraizar. Com cerca de 1 mês as mudas devem começar a receber luz solar direta. Com mais 1 mês poderá ser transplantada para o local definitivo.

Cuidados ao plantar Alecrim

Você poderá manter uma distância de cerca de 80 cm entre as plantas, caso vá plantar no solo. Também é possível plantar em jardineiras e vasos, médios ou grandes, e neste caso você poderá ir podando a planta, para que ela não fique muito grande. Se surgirem plantas invasoras em seu vaso, você deverá retirá-las.

Quando colher o Alecrim

Com cerca de 90 dias após o nascimento já é possível começar a colher as folhas e ramos do alecrim. Ele é uma planta perene, ou seja, poderá produzir muito bem por mais de 10 anos. Veja também como plantar Manjericão.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!