Como Plantar Alface

A Alface possui o nome científico de Lactuca sativa, e sem sombra de dúvidas é uma das hortaliças mais cultivadas e consumidas ao redor do mundo. Existem diversas variedades de alface, variando principalmente na forma, cor e textura das folhas. As mais comuns são a alface americana, roxa, lisa e crespa. Ela é uma grande fonte de sais minerais, especialmente cálcio e vitamina A, além disso praticamente não possui calorias, sendo uma grande aliada de dietas alimentares.

como-plantar-alface

Onde plantar Alface

Para cultivar a alface deve-se manter uma temperatura entre 10°C e 24°C. Existam variedades que suportam os extremos, seja locais mais quentes ou mais frios. Ela irá precisar de uma boa luminosidade, podendo ser com luz solar direta, desde que a região não possua temperaturas muito elevadas. Nestes locais recomenda-se que as plantas fiquem em locais sombreados, especialmente nos momentos mais quentes do dia.

A alface necessita de um solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, com uma faixa de pH ideal entre 6 a 7. Este solo deverá ficar úmido, porém sem excessos, para que não fique encharcado e dificulte o desenvolvimento da planta.

Como conseguir mudas de Alface

Existem variedades de alface especialmente desenvolvidas para serem plantadas no inverno e outras no verão. É muito interessante que você possa escolher a variedade correta. Desta forma as suas mudas conseguem se desenvolver rapidamente e com saúde. Nos locais mais frescos você poderá plantar as sementes diretamente nos canteiros. Outra possibilidade é fazer as mudas utilizando-se de sementeiras, copos plásticos ou qualquer outro material. Transplante as mudas para o local definitivo quando elas estiverem com 5 a 6 folhas.

Cuidados ao plantar Alface

Só faça esse transplante no final da tarde ou em dias mais frescos. Elas ainda são muito sensíveis e o excesso de calor poderá matá-las. Nos locais mais quentes o ideal é que as sementes sejam plantadas em locais mais frescos, como em viveiros. Altas temperaturas irão atrapalhar a sua germinação. Você também poderá plantar as sementes no final da tarde, ou em um dia nublado, regando em seguida, desta forma diminui as chances das sementes “adormecerem”.

Recomenda-se um espaçamento de 20 a 35cm entre as plantas, independentemente da variedade. Em sua casa, se você for plantar em vasos ou colher a alface ainda jovem, poderá usar espaços menores. A alface se dá muito bem em vasos e jardineiras. Ela é uma das principais espécies utilizadas na hidroponia.

Problemas ao plantar Alface

Um dos maiores problemas da alface são as chuvas fortes e o granizo, pois eles podem danificar com facilidade as finas folhas desta verdura. Dependendo do seu espaço, você poderá colocar uma proteção em sua horta, como por exemplo um sombrite, que irá fornecer uma proteção extra para a alface. Normalmente várias plantas invasoras costumam brotar nos canteiros, então você deve retirá-las.

Quando colher a Alface

Entre 55 e 130 dias após a semeadura você poderá começar a colher, essa diferença de tempo é grande devido as diversas variedades disponíveis e também por conta das condições de cultivo, especialmente solo, irrigação e o clima. Vários cultivares tem a capacidade de rebrotar, para isso basta fazer o corte da cabeça da alface, deixando cerca de 2,5 cm do caule, de onde surgirão brotos novos. Em poucas semanas você terá mais uma colheita.

Alfaces que possuem as folhas soltas podem ser melhores para pequenas plantações, uma vez que você conseguirá colher as folhas que for usar, deixando as demais se desenvolverem. Aproveite para ver como plantar Pepino.

Segredos de uma horta produtiva!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações para que sua horta/pomar fique mais bonita e produtiva!

Loading...

Deixe a sua opinião

Comentários