Como Plantar Alho-poró

O Alho-poró possui o nome científico de Allium ampeloprasum ‘Leek Group’, e também é conhecido como alho-porró ou alho-francês. A principal parte da planta utilizada na alimentação é o pseudocaule, que é formado por camadas de bainhas de suas folhas. As folhas e flores também podem ser consumidas, embora não seja tão comum. A planta pode ser utilizada crua, cozida ou refogada. Ela é uma planta bianual, porém em cultivos comerciais geralmente é cultivada anualmente. No primeiro ano de cultivo produzirá apenas as folhas, e no seu 2º ano é que surgem as flores.

Como Plantar Alho Poró

Onde plantar Alho-poró

O clima ideal para o cultivo é ameno, com temperaturas entre 13°C e 24°C, sendo bastante resistente a temperaturas baixas. Também é possível fazer o plantio em locais mais quentes, porém o solo deverá ser mantido sempre úmido. Será interessante que ela tenha algumas horas de luz solar direta, todos os dias, porém também pode ser planta em sombra parcial, desde que o local tenha uma boa luminosidade.

O solo deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica, e deverá ficar sempre úmido, sem contudo ficar encharcado. É uma boa planta para ser cultivada em vasos que tenham pelo menos 25 cm de profundidade.

Como conseguir mudas de Alho-poró

Você poderá fazer o plantio das sementes de alho poró nos canteiros definitivos ou então em sementeiras. Coloque as sementes a cerca de 1 cm de profundidade, e após cerca de 2 meses será possível fazer o transplantio, quando as mudas estiverem com 15 a 20 cm de altura. Se a sua região for quente, dê preferência para fazer o plantio entre os meses de fevereiro a junho. Em locais frios pode-se plantar durante o ano inteiro.

Cuidados ao plantar Alho-poró

O espaçamento recomendado entre as plantas é de 15 a 20 cm e de 30 a 50 cm entre as linhas de cultivo. Lembre-se de deixar a planta bem enterrada, deixando apenas as folhas expostas, desta forma o alho poró ficará mais claro. Sempre retire as plantas invasoras, buscando deixar os nutrientes para a planta principal. O Alho-poró é uma planta bem rústica, suportando bem o ataque de diversas pragas.

Quando colher o Alho-poró

Geralmente a colheita do alho poró será feita de 120 a 150 dias após o plantio, com tempo variando conforme a variedade plantada, condições de clima e também do cultivo. Deixe os pseudocaules terem pelo menos 2,5 cm de diâmetro, arrancando a planta inteiramente. Eles possuem uma característica interessante, que é ficar bem conservado quando ainda estão plantados, ou seja, você poderá fazer a colheita a medida que venha a precisar do produto, porém é interessante que ela termine antes da época das geadas, caso seja o caso da sua região. Veja também como plantar Nabo.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!