Como Plantar Alho

O Alho possui o nome científico de Allium sativum, é poderá atingir até 120 cm de altura, formando um bulbo com diversos “dentes”. Ele poderá ser consumido tanto crú quanto cozido, sendo largamente utilizado como tempero em praticamente todos os tipos de pratos culinários, deixando o sabor bem marcante.

como-plantar-alho

Não é muito comum, mas você também poderá utilizar as folhas jovens, caules e outras partes do alho na alimentação. Ele também é bastante utilizado na medicina, oferecendo grandes benefícios ao coração. Outro ponto interessante é que o alho costuma deixar um “mau hálito” característico, além de um certo odor no corpo.

Onde plantar Alho

Você poderá cultivar o alho em praticamente todas as regiões. Existem diversas variedades que são adequadas para os mais variados climas. Vale lembrar que regiões muito quentes e chuvosas não são tão indicadas para o plantio. O alho precisa de um período de frio, seja no inicio ou na metade do ciclo de cultivo, com temperaturas máximas de 15°C. Isso estimula a formação da cabeça do alho (bulbo).

Se a temperatura estiver acima de 25° C normalmente não será formada a cabeça. O clima ideal são temperaturas baixas durante o desenvolvimento da planta e da cabeça, e dias mais quentes para que a cabeça possa ficar madura.

Existem diversas variedades que se adaptam a quantidade de luz solar da sua região. É interessante que você escolha a mais indicada para o local. De qualquer forma ele precisará receber algumas horas de luz solar direta, todos os dias. Ele não é muito exigente quando falamos do solo, aceitando bem solos mais fracos, ou seja, pouco férteis. O mais indicado é que o solo seja leve, bem drenado e rico em matéria orgânica, com pH entre 6,2 a 7. Mantenha o solo sempre úmido, especialmente no início da plantação.

Como conseguir mudas de Alho

Você poderá comprar sementes de alho para realizar o plantio, porém é muito mais simples plantar diretamente os dentes de alho. Na hora de escolher os dentes para plantar em sua horta, dê preferência aos mais bem desenvolvidos. Evite os que sejam muito finos, estejam com pequenos machucados ou com partes apodrecidas.

Coloque o dente do alho diretamente no local definitivo de plantio, a uma profundidade de cerca de 5 cm. Outra forma bastante utilizada para germinar os dentes de alho em casa é utilizando um pequeno pote ou bandeja, podendo até mesmo ser uma forma para fazer gelo. Nestes locais basta colocar uma fina camada de água, com cerca de meio centímetro de altura, e em seguida os dentes. Seja qual for a sua escolha, coloque a parte mais fina do dente voltada para cima. Você poderá fazer a sua pequena plantação usando vasos ou jardineiras.

Cuidados ao plantar Alho

Devido a necessidade que a planta tem com o período de frio, recomenda-se que seja plantada no outono. Em locais mais frios pode-se iniciar o plantio no final do verão, ou no inicio do outono e da primavera. Em regiões que o inverno não seja tão rigoroso, dê preferência para plantar no outono ou durante o inverno. Você poderá usar a sua geladeira para germinar os dentes de alho, especialmente se morar em locais muito quentes. Basta preparar as mudas e deixar na geladeira por 2 a 3 semanas.

Faça uma limpeza na sua área de cultivo, retirando quaisquer plantas invasoras que venham a competir com o alho pelos nutrientes presentes na terra. Uma dica interessante é não plantar o alho sempre no mesmo local, isso faz com que algumas doenças venham aparecer com mais frequência. Diminua as irrigações quando as cabeças estiverem se desenvolvendo. Com cerca de 15 dias antes de colher, pare de irrigar o alho.

Quando colher o Alho

Para saber o tempo certo de colheita basta observar as folhas mais velhas. Assim que elas começarem a secar e ficarem amareladas, estará na época correta de colheita. O tempo da colheita varia muito, de 16 até 36 semanas após o plantio, e essa grande diferença de tempo é por conta das diversas variedades, do clima da região e da época do ano. Procure fazer a colheita em dias secos e ensolarados.

Você deve colher a planta inteira, com os bulbos e as folhas. Em seguida deixe as cabeças de alho curando, ou seja, elas deverão ficar no sol por alguns dias, para que possam perder o excesso de água. Quando as folhas e a camada externa estiverem bem secas, retire do sol e guarde em um local fresco e seco. As cabeças podem ser armazenadas por diversos meses, desde que bem armazenadas. Aproveite para ver como plantar Cebola.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!