Como Plantar Almeirão

O Almeirão possui o nome científico de Cichorium intybus, é é uma planta que atinge de 15 a 20 cm de altura, possuindo folhas lisas e macias. Também é conhecida como Almeirão-de-folha, radite, radicce e radiche. Ela é da mesma família da alface e da chicória. O sabor é bem amargo, sendo muito utilizado em saladas, bem como as flores da planta, uma vez que são comestíveis. O almeirão é facilmente cultivado em hortas e canteiros domésticos. Na Região Sul a melhor época para o plantio vai de fevereiro a outubro, e nos demais estados de fevereiro a agosto.

Como Plantar Almeirão

Onde plantar Almeirão

A planta prefere climas temperados e subtropicais frios. Não gostam muito de sol, e até mesmo prefere locais sombreados, desde que tenha uma boa luminosidade. Revire o solo, retirando pedras e outros objetos semelhantes, ao mesmo tempo que incorpora algum tipo de adubo. Esterco bem curtido, húmus de minhoca ou alguma formula comercial são recomendados. O solo para o cultivo deverá ser rico em matéria orgânica, devendo ficar sempre úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Almeirão

Você poderá fazer o cultivo através de sementes. Para isso basta utilizar sementeiras ou outros recipientes semelhantes, ou então plantar no local definitivo. Faça um pequeno buraco com no máximo 1 cm de profundidade, onde serão colocados de 2 a 3 sementes juntas. Mantenha esse solo úmido, e com 5 a 14 dias as sementes deverão brotar. Quando as mudas estiverem com cerca de 10 cm de altura você deverá fazer o desbaste, deixando apenas a muda que estiver maior e mais bem desenvolvida.

Cuidados ao plantar Almeirão

O espaçamento recomendado entre as linhas é de 10 cm e entre as plantas é de 15 cm. Para cada metro quadrado de canteiro você poderá adicionar de 15 a 20 litros de esterco de curral ou 5 litros de esterco de galinha. Retire plantas invasoras, deixando os canteiros limpos. Você também pode fazer a retirada manual de pequenas pragas, como lesmas e caracóis.

Quando colher o Almeirão

O almeirão poderá ser colhido após 50 a 70 dias do plantio, conforme as condições de cultivo e clima. No verão ou em locais mais quentes esse tempo tende a ser menor. Você poderá fazer a colheita do almeirão inteiro ou então ir cortando as folhas maiores e mais externas. Faça o corte rente ao solo, desta forma seu almeirão continuará bonito e conseguirá rebrotar com mais facilidade. As folhas colhidas podem ser conservadas em geladeira, embrulhadas em plástico, conseguindo ficar bem conservadas por cinco a sete dias.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!