Como Plantar Amendoim

O Amendoim possui o nome científico de Arachis hypogaea. Ele é uma planta pertencente a família do feijão e da ervilha, porém tem como grande diferença que suas vagens se desenvolvem dentro do solo. Após ser polinizado o pedúnculo floral vira-se para baixo e continua a crescer dentro do solo. Lá as vagens irão se desenvolver e amadurecer.

como-plantar-amendoim

Existem 3 variedades principais, sendo: a variedade Espanhol ou Spanish, com plantas eretas e precoces, e sementes pequenas e claras, com as vagens possuindo apenas 2 sementes. A variedade Valência também cresce de forma ereta e são precoces, porém as sementes são escuras e as vagens possuem de 3 a 5 sementes. A variedade do Grupo Virgínia possuem plantas ramificadas, que crescem como arbusto ou rasteira, sendo colhida tardiamente, com vagens de compostas por 2 sementes grandes.

Onde plantar Amendoim

A temperatura ideal para o cultivo do amendoim varia entre 20°C a 30°C. Essa temperatura deve-se manter durante o ciclo de cultivo. O amendoim não gosta de temperaturas muito baixas. A chuva poderá prejudicar a polinização, por isso é indicado que o clima fique seco durante a época de floração.

Ele precisa de muita luminosidade, com algumas horas de luz solar direta, todos os dias. Após o plantio é interessante que o amendoim receba uma boa irrigação, especialmente nos 2 primeiros meses de cultivo. Quando ela estiver mais desenvolvida irá ficar resistente a pequenos períodos de seca. Durante a floração diminua ou até mesmo suspenda a irrigação. O solo indicado para o plantio do amendoim deve ser bem drenado, leve, solto e muito rico em matéria orgânica. o pH ideal fica entre 5,5 e 6,5.

Como conseguir mudas de Amendoim

Você poderá plantar as sementes em pequenos vasos ou copinhos de papel, com pelo menos 10 cm de altura. Faça o transplante quando estiverem com 10 a 15 cm de altura. O mais comum é que sejam plantadas diretamente no local definitivo. Você poderá plantar um pé de amendoim em um vaso, e o ideal é que ele tenha pelo menos 50 cm de diâmetro.

Cuidados ao plantar Amendoim

Recomenda-se que o espaçamento entre as plantas seja entre 20 a 30 cm, deixando de 60 a 80 cm entre as linhas de plantio. Este espaço é suficiente para que as plantas se desenvolvam corretamente. Deixe os pés de amendoim livre de plantas invasoras, que irão roubar os nutrientes disponíveis.

As variedades que crescem eretas devem ficar com terra amontoada junto aos pés, assim que começarem a surgir as primeiras flores. Dessa forma a produtividade da planta irá aumentar. Você poderá retirar o amendoim da terra quando as folhas estiverem amareladas. Em seguida elas deverão ficar no sol por 1 ou 2 semanas, de forma que as vagens consigam se soltar com facilidade.

Quando colher Amendoim

Após 100 dias e em até 6 meses você poderá colher o amendoim. Essa diferença grande se dá por conta das variedades e também das condições de cultivo. Você deve retirar algumas vagens da terra e olhar se elas estão maduras, com grãos desenvolvidos, antes de retirar toda a planta.

É muito importante que se faça a colheita de forma correta. O amendoim poderá ser atacado pelo fungo Aspergillus flavus caso o solo esteja muito úmido, ou se demorar a secar as vagens ou até mesmo se ele for estocado de forma inadequada. Este fungo produz aflatoxinas, substâncias extremamente tóxicas, e que são carcinogênicas. Tais substâncias são um risco para a saúde de quem consumir esse amendoim. Se o seu amendoim ficar com sinais de bolor, recomenda-se eliminar todo o material.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!