Como Plantar Arruda

A Arruda possui o nome científico de Ruta graveolens. Ela é uma planta que possui muitos ramos, podendo ultrapassar 1 metro de altura, vivendo por vários anos. Ele é toda aromática, sendo que tanto as folhas quanto os frutos podem ser usados para temperar diversos alimentos, como queijos, peixes, carnes sopas e saladas.

como-plantar-arruda

Algumas pessoas também a utilizam para dar sabor a bebidas alcoólicas, como vinhos, apesar que esse uso vem aos poucos desaparecendo. A arruda tem uma certa toxicidade, motivo pelo qual seu uso deve ser bem comedido, e até mesmo evitado totalmente por mulheres grávidas. Ela também é cultivada para fins medicinais e como repelente de insetos.

Onde plantar Arruda

Você poderá cultivar a arruda em praticamente qualquer lugar. Ela se adapta bem em uma larga variedade de temperaturas, algo entre 4º e 30ºC, porém ela prefere os locais que sejam mais amenos. A planta irá crescer muito bem em locais com luz solar direta, porém é possível plantar em sombra parcial.

A arruda prefere um solo calcário e bem drenado, com pH variando entre 7 e 7,5. Ela é bastante resistente a solos pouco férteis e que sejam levemente ácidos. As mudas devem ser irrigadas com frequência, para que possam se desenvolver com facilidade. Já as plantas adultas toleram, e até gostam, de certos períodos de seca, por isso você poderá irrigar em dias alternados, deixando que a superfície do solo fique seca.

Como conseguir mudas de Arruda

Você poderá plantar as sementes de arruda diretamente no local de plantio definitivo ou em sementeiras. Com 7 a 20 dias as sementes começam a germinar. Quando atingirem cerca de 10 cm de altura poderão ser transplantadas, caso tenha usado sementeiras. Outra forma de propagar a arruda é através de ramos bem desenvolvidos, bastando colocá-los diretamente no solo, que eles ião enraizar e formar novas plantas.

Cuidados ao plantar Arruda

Evite cultivar a arruda em locais com movimentação de pessoas que possam encostar nela. A arruda provoca fitofotodermatose. Utilize luvas para manusear a planta, especialmente em dias ensolarados. Retire as plantas invasoras do seu canteiro, deixando os nutrientes para a planta que está sendo cultivada.

Quando colher a Arruda

Você poderá colher as folhas e os ramos da arruda quando a planta estiver desenvolvida. Por ser tóxica, utilize pouca quantidade na alimentação, se este for o seu objetivo. Com 90 a 120 dias você poderá colher as folhas e secá-las, se for o caso. Veja também como plantar Berinjela.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!