Como Plantar Aspargo

O Aspargo possui o nome científico de Asparagus officinalis. Ele é uma planta perene que medirá de 30 cm a até 1,5 m de altura. Os Aspargos são brotos que saem da planta, e esta parte é a principal parte utilizada como alimento. Ele irá se desenvolver muito bem em temperaturas mais frias, porém é relativamente tolerante a temperaturas mais altas, desde que não ultrapassem dos 30°C. Recomendasse que a temperatura varie entre 16°C e 24°C durante o crescimento do Aspargo, e que o inverno seja frio.

Como Plantar Aspargo

Onde plantar Aspargo

A planta pode ser cultivada em locais ensolarados ou a meia sombra, desde que tenha uma boa luminosidade. O solo deverá ser leve e bem drenado, sem ter quaisquer tipos de pedras ou outros detritos. Ele não precisa ser muito fértil, mas recomenda-se que tenha bastante matéria orgânica. Outro ponto interessante é que o aspargo gosta de solos com pH acima de 6,5. Irrigue sempre que necessário, buscando manter o local úmido, sem contudo ficar encharcado. Extremos na irrigação, ou seja, excesso ou falta de água irão atrapalhar a planta.

Como conseguir mudas de Aspargo

Geralmente o plantio é realizado com sementes. Existem alguns locais ao redor do mundo, que são especializados em plantar aspargos. Alguns produtores são especializados em vender mudas com aproximadamente 1 ano de idade. Desta forma ganha-se um grande tempo até o início da colheita, já que a planta precisa de 2 ou 3 anos para iniciar a colheita.

Normalmente as sementes são plantadas no inverno, para isso basta deixá-las em água morna por 2 dias. Desta forma irá adiantar a germinação. Em seguida coloque-as no canteiro de mudas, a aproximadamente 2,5 cm de profundidade. No ano seguinte, antes que as plantas comecem a rebrotar, você deverá retirar os ramos secos e desenterrar as plantas, com bastante cuidado, fazendo o transplante para o local definitivo.

Enterre as plantas a aproximadamente 10 cm de profundidade, deixando de 30 a 40 cm entre as plantas. Caso queira poderá fazer o plantio em grandes vasos, mas não é muito indicado, pois as plantas se desenvolvem menos e nem sempre será muito produtiva. Busque sempre retirar as plantas invasoras, deixando os canteiros sempre limpos.

Cuidados ao plantar Aspargos

Tenha cuidado com o vento, pois ele pode danificar as plantas. Se for o caso, você deverá colocar algum tipo de proteção ou quebra venta em sua plantação. Caso queira fazer o branqueamento do aspargo, basta cobrir os brotos com terra, de forma que eles não tenham acesso a luz solar. Outra forma muito utilizada é fazer um túnel de plástico opaco preto ao longo da linha de plantio. Geralmente o aspargo é uma planta dioica, ou seja, ela produz flores femininas ou produz flores masculinas. As plantas masculinas são mais produtivas e geralmente elas é quem são cultivadas em plantações comerciais.

Quando colher o Aspargo

A partir do 2º ou 3º ano de plantio você poderá fazer a colheita, geralmente no início da primavera, porém é indicado fazer apenas no 3º ano, deixando que a planta se desenvolver melhor, ficando mais forte e produtiva. Em locais com clima ideal e boas condições de cultivo você poderá colher aspargos por 20 ou mais anos. Espere que os brotos tenham de 12 a 18 cm de altura, fazendo o corte a cerca de 2,5cm de profundidade.

Não deixe-os ficar velhos, pois assim que começam a “abrir” acabam ficando duros rapidamente. No 3º ano de vida você conseguirá manter a colheita por cerca de 6 semanas, já nos anos seguintes, com um bom desenvolvimento da planta, a colheita irá perdurar por até 2 meses. Não coma os frutos pequenos assim que eles nascem, já que são tóxicos. Veja também como plantar Alho-poró.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!