Como Plantar Banana

A Banana pertence a família botânica Musaceae, sendo que as plantações são encontradas com mais facilidade nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. É uma planta originária do sul da Ásia, local com clima úmido e quente, preferindo assim temperaturas entre 20ºC e 30ºC graus. Locais com tendência a ter geadas e ventos fortes devem ser evitadas.

Como Plantar Banana

A bananeira produz apenas 1 cacho por ano, porém a produção é abundante, já que ele pode ter até 200 bananas. Ela pode ser consumida de diversas formas, seja in natura, cozida, frita ou assada, garantindo assim uma enorme diversidades de uso, sendo utilizada em diversos pratos. As bananas mais consumidas no Brasil são a nanica, prata, ouro, maça e a banana da terra.

Onde plantar Banana

A temperatura ideal para o cultivo varia entre 20ºC e 24ºC, sendo aceitável a faixa entre 15 a 35ºC. Temperaturas extremas, como acima de 35ºC ou abaixo de 12ºC irão fazer a bananeira “hibernar”, atrapalhando assim o desenvolvimento da planta e dos frutos.

O solo para o plantio deverá ser fértil e rico em matéria orgânica, mantendo-se sempre úmido, sem contudo ficar encharcado. O excesso de água na lavoura irá fazer com que as raízes apodreçam. Para a adubação do solo você poderá utilizar 10 litros de esterco de curral curtido ou 2 litros de esterco de aves ou 1 litro de torta de mamona, para cada pé.

Como conseguir mudas de Banana

O plantio das mudas de banana deve ser feito em covas de 30 x 30 x 30 centímetros. Também podem ser abertos sulcos em nível, com 30 centímetros de profundidade. O espaçamento recomendado irá variar conforme o cultivar escolhido. Para os mais altos recomenda-se 2 metros x 3 metros ou 3 metros x 3 metros. Para os mas baixos algo em torno de 2 metros x 2 metros será suficiente.

Em locais com boa disponibilidade de chuvas ou irrigação artificial o plantio poderá ser feito em qualquer época do ano. Em regiões mais secas recomenda-se plantar as mudas no início da estação das chuvas.

As mudas das bananeiras podem ser retiradas dos rizomas da planta mãe, ou seja, da “base da planta”. Irão brotar diversas mudas no local, bastando que você escolha as que forem maiores e mais saudáveis. Vale lembrar que a banana não tem sementes, então você terá que ter acesso a alguma plantação para comprar as mudas.

Cuidados ao plantar Banana

Alguns cuidados com a bananeira incluem retirar plantas invasoras, especialmente no início do plantio, deixando os nutrientes para a planta principal. Também será necessário escorar os cachos, especialmente em bananais que tenham raízes fracas ou que estejam em áreas sujeitas a ventos fortes. Após colher o cacho de bananas você deverá cortar a bananeira. Este processo é necessário para que uma nova planta cresça no local.

Quando colher a Banana

A colheita da banana se dá normalmente 1 ano após o plantio. Tenha cuidado durante o processo, uma vez que qualquer batida poderá causar o escurecimento dos frutos. Veja também como plantar Acerola.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!