Como Plantar Batata-doce

A Batata-doce, cujo nome científico é Ipomoea batatas, é um dos melhores alimentos para fornecer energia rapidamente. Isso se deve aos carboidratos presentes nela, que não elevam os níveis de açúcar do sangue. Isso fez com que ela se tornasse um dos principais alimentos para os amantes de atividades físicas, especialmente os que frequentam acadêmias de musculação. Em quantidades moderadas ela também se torna uma excelente opção para quem deseja emagrecer, pois consegue diminuir a fome com certa rapidez.

como-plantar-batata-doce

Onde plantar Batata-doce

Ela prefere temperaturas entre 20°C e 26°C. Ela também poderá ser cultivada em locais mais frios, porém o mais indicado seria utilizar estufas. A planta precisará de uma boa luminosidade para poder se desenvolver corretamente, tendo algumas horas de luz solar todos os dias.

O solo deverá ser bem drenado e não poderá ter pedras ou quaisquer outros materiais que possam atrapalhar o desenvolvimento das batatas. Ela precisa que o solo seja fértil e rico em matéria orgânica. Isso ajudará a planta ter um bom crescimento dos tubérculos. O pH recomendando varia entre 5,5 a 6,5, porém ela consegue se adaptar bem a variações. Mantenha o solo sempre úmido, porém sem nunca ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Batata-doce

Você poderá usar sementes ou então a própria Batata-doce para poder iniciar a sua plantação. A forma mais comum para fazer o plantio é retirando ramas de plantas adultas. Escolha as plantas maiores e retire um ramo com 8 a 10 folhas bonitas e bem desenvolvidas. Metade desse ramo deverá ser enterrado, deixando a outra parte exposta. Deixe o solo úmido, isso facilitará o enraizamento.

Caso você esteja iniciando a sua plantação poderá utilizar as próprias Batatas-doce. Enterre-as totalmente a cerca de 5 cm de profundidade. Outra forma é deixar a bata em um pote com um pouco de água. Em alguns dias elas começarão a brotar. A forma menos comum de plantio é através de sementes. Utilize sementeiras ou copos de plástico para fazer o plantio, transplantando as mudas quando elas estiverem com 10 a 15 cm de de altura.

Você também poderá fazer o plantio em vasos, desde que eles tenham cerca de 35 cm de diâmetro e de profundidade.

Cuidados ao plantar Batata-doce

A Batata-doce é muito resistente e tem poucos problemas de cultivo. Procure sempre retirar quaisquer plantas invasoras, deixando os nutrientes do solo somente para a planta principal. Retire também insetos invasores e outras pragas, como lesmas e caramujos que podem se alimentar das folhas.

Quando colher a Batata-doce

Com 100 a 180 dias após o plantio você poderá realizar a colheita, e essa grande diferença de tempo se dá por conta das variedades disponíveis, bem como do clima e condições de cultivo. Se a sua região não for muito fria, poderá deixar as batatas na terra e ir colhendo a medida que precisar, já em locais com invernos rigorosos recomenda-se colher tudo de uma vez. Veja também como plantar Couve-flor.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!