Como Plantar Batata

A Batata possui o nome cientifico de Solanum tuberosum. Ela é um dos alimentos mais consumidos do mundo, fazendo enorme sucesso devido a sua grande versatilidade. A batata de ser consumida de inúmeras formas, frita, assada, cozida ou até mesmo crua. Acredita-se que existem entre 400 a incríveis 3 mil variedades de batata no mundo, sendo que todas são originários do Peru.

fazer-mudas-batata

Onde plantar Batata

A batata tem preferência por climas mais frescos, com temperaturas variando entre 15°C e 20°C. Normalmente ela não irá produzir bem em temperaturas acima de 27°C. Será necessário uma grande luminosidade para que o pé de batata possa se desenvolver de forma satisfatória. Deverá receber algumas horas de luz solar direta, todos os dias. Em locais mais quentes você poderá cultivar a batata em sombra parcial.

A plantação deve ficar em um solo que seja bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Não pode ter pedras ou outros materiais que venham atrapalhar o desenvolvimento dos tubérculos. A batateira é bem tolerante quanto ao pH do solo, mas o recomendado é que ele esteja entre 5 e 6. O solo deverá ficar sempre úmido, mas não encharcado, já que muita água irá facilitar o surgimento de doenças em sua plantação.

Como conseguir mudas de Batata

As grandes plantações comerciais utilizam “batatas sementes” para fazer o plantio. São mudas certificadas, oriundas de regiões que não possuem doenças que atacam as batateiras. Em sua casa você deverá escolher uma batata bonita e saudável. Deixe-a em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta, até que os brotos comecem a crescer. Assim que eles estiverem com cerca de 2 cm de comprimento poderá então fazer o plantio.

Cada “olho” na batata dará origem a novos brotos. Você poderá plantar a batata inteira ou então cortar em pedaços de qualquer tamanho, produzindo mais plantas. É importante deixar pelo menos dois olhos ou brotos em cada um dos pedaços. Após fazer o corte, deixe as futuras mudas em um local bem arejado, de forma que o local dos cortes fiquem secos, para então serem plantados. Você também poderá fazer o plantio em vasos ou sacos, mas estes devem ter pelo menos 30 cm de largura e de profundidade, espaço este recomendado para 1 única muda.

Cuidados ao plantar Batata

O principal cuidado com o seu pé de batata será deixar os tubérculos, que são as batatas que estão se desenvolvendo, bem protegidas da luz solar. Você poderá ir colocando terra nos pés da batateira ou então colocar uma cobertura, como por exemplo folhas ou um saco plástico preto. Se os tubérculos ficarem expostos ao sol, eles irão produzir clorofila e ficarão esverdeados. Na semana que você for colher, suspenda a irrigação.

Quando colher a Batata

Inicie a colheita quando as ramas estiverem amareladas, desta forma os tubérculos irão se soltar com mais facilidade. Caso pretenda armazenar as batatas por um longo período, deixe o pé secar naturalmente. O pé da batata é considerado tóxico, por isso não pode ser utilizado para alimentar pessoas ou animais.

As batatas verdes também se tornam tóxicas, mas podem ser aproveitadas, desde que a parte verde seja totalmente retirada. Vale ressaltar que o ideal é descartar toda a batata, especialmente se a parte verde for muito extensa. Você pode aproveitar essa batata esverdeada apenas para fazer novas batatas semente. Veja também como plantar Quinoa.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!