Como Plantar Berinjela

A Berinjela, que possui o nome científico de Solanum melongena, tem origem na Índia, sendo cultivada a há milhares de anos. Existem diversas variedades, com plantas variando entre 40 cm a mais de 2 metros de altura. As berinjelas podem ter diversos tamanhos, formatos e cores, porém a mais comum de ser encontrada é a de cor roxo escuro. Você só poderá consumir os frutos, já que a planta em sí é tóxica devida a presença de solanina.

como-plantar-berinjela

Onde plantar Berinjela

Essa planta precisa de temperaturas altas para se desenvolver, de preferência que seja acima de 21°C. Em locais quentes você poderá cultivá-la o ano inteiro. Em regiões de invernos rigorosos dê preferência aos meses mais quentes do ano. Outra forma de cultivo é utilizando-se de estufas, especialmente nas regiões frias.

Chuvas fortes ou constantes durante a floração da planta podem prejudicar a polinização, diminuindo a produtividade dos pés. A berinjela precisa de muita luz e algumas horas de luz solar direta, todos os dias. O solo deverá ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Com pH entre 5,5 e 6,8. O solo deverá ficar sempre úmido, porém nunca deixe-o ficar encharcado, ou a planta será prejudicada.

Como conseguir mudas de Berinjela

Você pode deixar as sementes na água, durante a noite, para facilitar a germinação, que ocorrerá em 1 ou 2 semanas. Coloque as sementes na superfície da terra, cobrindo com um pouco de terra ou serragem bem fina. Elas não devem ficar muito enterradas. Recomenda-se que você plante em sementeiras ou pequenos copinhos de plástico ou papel, transplantando as mudas quando elas atingirem 8 a 10 cm de altura.

Cuidados ao plantar Berinjela

O espaçamento recomendado irá variar de acordo com a variedade que você estiver plantando. Desta forma os cultivares maiores precisam de mais espaço. Variando então de 60 cm a 1 metro entre as linhas de plantio e entre as plantas. Você poderá fazer o plantio em vasos grandes, especialmente se for plantar uma variedade que seja menor.

As variedades maiores irão precisar de um guia para poderem se desenvolver sem correr o risco de seus ramos tombarem quebrarem. Você poderá amarrar a planta em estacas verticais ou de uma outra forma que você tiver a disposição.

Quando colher a Berinjela

Após 3 a 6 meses do plantio você começará a colher as suas primeiras berinjelas, dependendo da variedade escolhida e das condições de cultivo. Colha os frutos quando eles estiverem bem grandes, com aparência bonita, lisos e com a cor bem brilhante. Não deixe-os ficarem opacos, já que a qualidade irá cair.

A berinjela é sensível, então tenha cuidado ao manusear os frutos, evitando que eles amassem. Normalmente deixa-se o pé de berinjela produzindo por até 1 ano, porém ela é uma planta perene que ficará alguns anos dando frutos, mas a produção tende a cair a medida que a planta envelhece. Veja como plantar Chuchu.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!