Como Plantar Bertalha

A Bertalha possui o nome científico de Basella alba. É uma planta trepadeira que possui variedades que podem atingir até 10 metros de comprimento. Ela é de clima tropical, sendo oriunda da Índia, de onde vem um de seus nomes populares, que é espinafre-indiano. É muito cultivada e apreciada na culinária de inúmeros países asiáticos.

Como Plantar Bertalha

As folhas e também as pontas dos ramos podem ser consumidos crus, refogados ou cozidos. Além disso, os frutos da bertalha podem ser utilizados como corante natural de alimentos. Ela não é uma das plantas mais comuns para se encontrar no mercado. Isso torna interessante que você possa cultivar em sua casa.

Onde plantar Bertalha

Como falamos, a bertalha é de clima tropical. É recomendado que seja cultivada em regiões ensolaradas e com temperaturas mais elevadas. Chuvas abundantes e bem distribuídas favorecem a cultura. Em climas mais frios pode ser plantada nos meses mais quentes do ano, já que não suportam geadas e baixas temperaturas.

Ela prefere a luz solar direta, porém também pode ser cultivada em sombra parcial, desde que tenha uma boa luminosidade a sua disposição. O solo recomendado para o cultivo da bertalha deve ser leve e bem fértil, sendo mantido sempre úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Bertalha

A bertalha é plantada principalmente através de sementes. As sementes podem ser colocadas em sementeiras, copos de papel ou plástico ou qualquer outro recipiente semelhante, sendo transplantadas quando estiverem com cerca de 20 dias. Geralmente elas demoram uns 20 dias para germinar.

Ela também poderá ser cultivada com pedaços de ramos de uma planta adulta, que são facilmente enraizadas quando colocadas em solo úmido. Escolha ramos com 4 ou mais gemas, com pelo menos 2,5 cm de grossura. Você também poderá fazer o plantio dos ramos diretamente no canteiro definitivo.

Cuidados ao plantar Bertalha

O espaçamento recomendado poderá ser de 40 a 80 cm entre as linhas de plantio, variando conforme o porte final da planta. A planta é trepadeira, por isso será necessário que se faça algum tipo de suporte, tipo estacas, treliças ou cercas, como os que são feitos para o tomate e o maracujá. Esse suporte irá fazer com que ele se desenvolva com mais robustez. Sempre retire as plantas invasoras, deixando os recursos e nutrientes para a planta principal.

Quando colher a Bertalha

A colheita da bertalha irá iniciar após 2 a 3 meses do plantio, variando conforme as condições de clima e cultivo. Você deverá cortar as pontas dos ramos, quando estiverem com cerca de 40 cm de comprimento. As folhas podem ser colhidas individualmente, sempre que você desejar. A cada 20 ou 30 é possível fazer uma nova colheita, especialmente em regiões de clima quente, onde ela se torna uma planta perene.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!