Como Plantar Beterraba

A Beterraba possui o nome científico de Beta vulgaris, sendo cultivada para o consumo principalmente de sua raiz, mas também aproveita-se as folhas, que são muito nutritivas. A grande maioria das Beterrabas possuem raízes que são vermelhas ou arroxeadas, porém existem variedades amarelas, laranjas e brancas.

como-plantar-beterraba

Basicamente existem 3 tipos de Beterraba, sendo a Olerácea a mais utilizada para o consumo humano. A variedade Beterraba Açucareira é utilizada para extração da sacarose (açúcar comum) e também para a produção de Álcool. Ainda existe a Beterraba Forrageira, que normalmente é utilizada para alimentar animais.

Onde plantar Beterraba

Ela se desenvolverá muito bem em temperaturas mais baixas, variando entre 10°C e 24°C. Existem algumas variedade de Beterraba que se desenvolvem bem em climas mais quentes. A planta necessita de uma boa quantidade de luminosidade, com algumas horas de luz solar diariamente.

O solo para cultivar a Beterraba deverá sem muito bem drenado e leve, sem ter pedras ou outros materiais que possam atrapalhar o desenvolvimento da planta. Ele deve ter matéria orgânica e ser fértil, com pH variando de 6 a 7,5. Uma peculiaridade é que a Beterraba precisa do nutriente chamado Boro, por isso use um adubo que possua este mineral ou então um produto, como o bórax. O solo deve ficar úmido, mas sem ficar encharcado.

Como plantar Beterraba

Você poderá semear diretamente no canteiro ou em sementeiras, colocando as sementes a cerca de 1 cm dentro do solo. Quando as mudas estiverem com cerca de 5 cm de altura já poderão ser transplantadas. Com 7 a 20 dias as sementes começam a germinar. Recomenda-se uma distância de 30 cm entre as linhas de plantio e de 5 a 10 cm entre cada planta. A variedade açucareira precisa de 30 a 60 cm entre linhas e de 15 a 30 cm entre as plantas, já a Beterraba Forrageira tem uma necessidade maior, entre 40 e 100 cm entre as linhas e de 15 a 60 cm entre as plantas.

Retire qualquer planta invasora que esteja no seu canteiro, deixando assim todos os nutrientes para a Beterraba. Outro cuidado importante é não deixar que as raízes fiquem expostas ao tempo, pois elas irão endurecer. Se elas começarem a aparecer coloque mais terra sobre elas.

Quando colher a Beterraba

As Beterrabas Oleráceas podem ser colhidas de 2 a 3 meses após a semeadura, sendo que não pode demorar muito para ser realizada, uma vez que as raízes tendem a se tornar fibrosas. A variedade açucareira demora bem mais tempo, de 4 a 6 meses, até ficar bem desenvolvida. Veja também como plantar Aipo.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!