Como Plantar Brócolis

O Brócolis possui o nome científico de Brassica oleracea, também sendo conhecido como brócolos. Ela é uma planta de origem europeia, da região do mediterrâneo, sendo da mesma espécie da couve e do repolho, porém foi selecionada para que seus botões florais sejam utilizados no consumo. O brócolis são colhidos quando as flores estão fechadas, sendo consumidos cozidos, apesar de que também podem ser utilizados crus.

Como Plantar Brócolis

Temos 2 tipos de brócolis, sendo o de cabeça que possui uma grande cabeça no meio da planta, sendo popularmente conhecido como brócolis-ninja, brócolis-japonês ou brócolis-americano. Já os brócolis ramosos produzem várias inflorescências, e são os mais indicados para quem deseja vender ao consumidor final.

Onde plantar Brócolis

Os brócolis de cabeça preferem climas mais amenos. Dificilmente irá se desenvolver bem em regiões onde o clima supera os 23°C em média, durante o cultivo. Ela prefere temperaturas na faixa dos 6°C aos 23°C. Já as variedades ramosas suportam melhor o calor. Conseguem se desenvolver bem em temperaturas médias de até 28°C. As 2 variedades precisam de muita luminosidade, com boa quantidade de luz solar direta por algumas horas diárias.

O solo para o plantio do brócolis deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica. Ele deve ser especialmente rico no micronutriente boro, ou então ela não conseguirá se desenvolver bem, resultando em plantas com caules ocos e inflorescências pequenas e malformadas. Caso suas plantas estejam assim, ou se você fizer uma análise do solo e constatar a falta do boro, poderá utilizar algum adubo com boro na composição, ou então aplicar bórax ou ácido bórico no solo.

Uma outra opção é jogar uma solução a base de ácido bórico nas folhas do brócolis, colocando 2 gramas do produto para cada 5 litros de água. Lembre-se que o excesso de boro também é prejudicial, então não abuse. O solo deve permanecer úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Brócolis

Faça o plantio das sementes de brócolis diretamente no canteiro definitivo, a 1 cm de profundidade do solo, ou então utilize sementeiras, ou pequenos copos de plástico ou papel. Faça o transplantio das mudas quando elas estiverem com 4 a 6 folhas. Tenha cuidado ao fazer o transplante, pois as raízes das mudas são bem sensíveis e podem se danificar facilmente.

Cuidados ao plantar Brócolis

Faça o transplante ao final da tarde ou em dias de sol fraco. As sementes irão germinar em no máximo 14 dias. O espaçamento indicado entre as linhas de plantio vai de 60 cm a 1 metro, com 30 cm a 60 cm entre as plantas. Geralmente espaçamentos menores fazem com que a área cultivada seja mais produtiva.

Sempre mantenha o canteiro limpo, sem plantas invasoras, evitando competição pelos nutrientes do solo. A principal praga que ataca o brócolis é a traça-das-crucíferas, que possui o nome científico de Plutella xylostella. Estas traças se alimentam da cabeça dos brócolis, fazendo furos em seus botões florais. Geralmente ela ataca mais durante os períodos mais quentes do ano.

Quando colher o Brócolis

A variedade de cabeça normalmente é colhida entre 75 a 100 dias após a germinação, variando conforme a variedade e condições climáticas. Geralmente após a colheita irão surgir brotos laterais, que darão novas cabeças, porém com inflorescências menores. O brócolis ramoso pode ser colhido entre 2 a 3 meses do plantio, com suas inflorescências sendo colhidas em várias oportunidades, a cada 5 a 10 dias até que a floração acabe. Espere até que as inflorescências estejam bem desenvolvidas, com uma cor bem forte, sem contudo deixar com que as flores se abram.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!