Como Plantar Camomila

A Camomila geralmente é utilizado para denominar diversas plantas que possuem pequenas plantas com flores semelhantes a margarida. As espécies mais cultivadas de camomila são a Alemã, que possui nome científico de Matricaria chamomilla e a camomila romana, Chamaemelum nobile. As duas são conhecidas como camomila verdadeira e camomila falsa, sendo que de acordo com a região, uma delas é conhecida como verdadeira.

Como Plantar Camomila

As flores da Camomila, que na verdade são capítulos florais com inúmeras flores minúsculas, são utilizadas para diversos fins medicinais, na forma de chá. As flores e os óleos extraídos são utilizados para fazer diversos tipos de bebidas, como licores, vinhos e cervejas, também estão presentes em doces como balas, chicletes e sorvetes e em diversos produtos de higiene e beleza, como shampoos, sabonetes e pastas de dente, etc. Outro uso bastante comum é como decoração de ambientes.

A camomila alemã geralmente é mais cultivada, produzindo um chá mais doce que a romana. A alemã poderá chegar até a 1 metro de altura, ficando mais em pé. Já a romana costuma ser uma planta rasteira, atingindo somente 25 cm de altura. As folhas da camomila romana são mais achatadas e grossas. As inflorescências da camomila alemã formam cachos e é oca, já a romana tem inflorescência solitária e sólida.

Onde plantar Camomila

A planta prefere clima ameno, com temperaturas abaixo dos 20°C. Ela pode ser plantada em temperaturas maiores, porém costura florescer precocemente, especialmente se a umidade estiver baixa. Ela prefere ficar na luz solar direta, porém tolera ficar na sombra desde que tenha uma grande luminosidade. O solo ideal deve ser leve, fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Ela também pode desenvolver em solos menos férteis, desde que não sejam tão ácidos. O solo também deverá ficar úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Camomila

A camomila alemã será plantada através de sementes. A romana poderá ser através de sementes ou então pela divisão de plantas bem desenvolvidas. Você poderá semear no local definitivo ou em sementeiras, fazendo o transplante das pequenas mudas quando elas estiverem com 2,5 a 5 cm de altura. Coloque as sementes a no máximo 0,5 cm de profundidade. Com 7 a 14 dias as sementes irão germinar.

Cuidados ao plantar Camomila

O espaçamento entre as plantas poderá ser de 30 a 45 cm. As duas variedades poderão ser plantadas em vasos e jardineiras. Recomenda-se que as mudas sejam plantadas a noite ou em dias nublados. Você deverá retirar quaisquer plantas invasoras que estejam no local, isso fará sua planta crescer melhor e mais rápido.

Quando colher a Camomila

Com 3 a 4 meses você poderá começar a fazer a colheita da sua camomila. Colha as inflorescências assim que elas abrirem totalmente. Flores velhas ou que ficam com as pétalas brancas voltadas para baixo ficam com menos sabor e aroma. Assim que fizer a colheita coloque as inflorescências para secar por vários dias, sem as hastes, em um local seco e bem ventilado, em seguida elas poderão ser armazenadas. Veja como plantar Jambu.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!