Como Plantar Cebola

A Cebola possui o nome científico de Allium cepa. Ela é uma planta bienal, porém normalmente cultiva-se como sendo anual, renovando então a plantação. Pode ser consumida em uma enorme variedade de pratos, bem como crua. Existem diversas variedades de cebola, sendo que algumas atingem cerca de 50 cm de altura, podendo chegar até 1,20 metros quando estão dando flores.

como-plantar-cebola

A cebola em sí pode ter de 2 a 15 cm de diâmetro, tendo a parte externa nas cores amarela, roxa, vermelha e a tradicional branca. Além do uso culinário, a cebola também é muito utilizada em tratamentos medicinais para humanos, e vale lembrar que ela é tóxica para diversos animais, como cachorros e gatos.

Onde plantar Cebola

Considera-se que a temperatura ideal para o desenvolvimento da cebola varie entre 13°C a 28°C, porém ela é muito tolerante a variações. Existem diversas variedades disponíveis, por isso escolha uma que seja indicada para a sua região. Existem cebolas que só irão se desenvolver se tiverem mais de 13 horas de luminosidade por dia. Outras precisam de no máximo 12 horas diárias. Se você plantar cebola e ela não formar o bulbo, possivelmente terá que trocar a variedade.

O solo ideal para cultivar cebola deverá ser muito bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal varia entre 5,5 e 6,8. Ele deverá ser mantido úmido durante o desenvolvimento da planta, já na época que os bulbos estiverem crescendo recomenda-se diminuir as regas, parando totalmente na semana em que você for realizar a colheita.

Como conseguir mudas de Cebola

Caso tenha facilidade em encontrar, você poderá usar pequenas cebolas que são produzidas para serem utilizadas como “semente”. Plante-as diretamente no local definitivo, a cerca de 2 ou 3 cm de profundidade. Outra forma mais comum de realizar o plantio é utilizando-se de sementes. Elas geralmente demoram de 7 a 14 dias para germinarem. Leve as mudas para o local definitivo após uns 50 dias em que a semeadura for realizada.

Cuidados ao plantar Cebola

O espaçamento recomendado para o correto desenvolvimento da cebola varia conforme a espécie. Geralmente vai de 25 a 45 cm entre as linhas e de 10 a 15 cm entre cada planta. Elimine qualquer planta invasora que esteja no seu canteiro, deixando-o limpo.  Esta planta costuma ser bem resistente, não tendo muitos prejuízos com o ataque de insetos, ácaros e outras pragas. Mas nem por isso você deve descuidar da plantação.

Quando colher a Cebola

O tempo até realizar a colheita da cebola varia muito, em algumas variedades é possível colher com 85 dias, já outras demoram cerca de 300. Essa variação grande se dá por conta da variedade, tratos culturais e também da época do ano. Você poderá colher as cebolas em qualquer estágio de desenvolvimento e comê-las imediatamente. Mas se a sua intenção for guardar por algum tempo, espere até que cerca de 40% a 70% das folhas mais antigas fiquem velhas e secas, e a parte externa da cebola ficar com a cor da variedade.

Arranque a planta inteira e deixe-a secando ao sol, por 3 a 10 dias, de forma que venha a perder o excesso de água. Quanto mais quente e ensolarada a sua região, menos tempo será necessário. Após este período deixe a cebola em locais frescos e bem ventilados. Veja também como plantar Nabo.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!