Como Plantar Cebolinha

Com certeza você conhece a Cebolinha, que possui o nome científico de Allium fistulosum. Ela é um dos ingredientes mais utilizados para dar sabor nos pratos salgados. Serve também como decoração nos pratos e oferece inúmeros benefícios para a saúde, uma vez que possui vitamina A, vitamina C, cálcio, fósforo e niacina, prevenindo muitas doenças e retardando o envelhecimento precoce.

como-plantar-cebolinha

Onde plantar Cebolinha

A temperatura ideal para o desenvolvimento da cebolinha gira entre 13°C a 24°C. Existem variedades especificas para climas mais frios ou quentes. Ela precisa de uma boa luminosidade, com algumas horas de luz solar direta todos os dias. É uma planta bastante resistente e que se adapta facilmente a diversos locais de cultivo.

A cebolinha gosta de solos férteis, ricos em matéria orgânica e bem drenados. Por ser uma planta bem rústica irá conseguir se desenvolver em praticamente qualquer tipo de solo, com exceção de locais muito ácidos ou que fiquem encharcados. O solo deve ser mantido úmido, porém, como falamos, não deve ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Cebolinha

Você poderá utilizar sementes ou então pegar uma planta adulta e dividir as touceiras que formam a “cabeça” da planta. Essa divisão é muito simples de ser feita, basta retirar a cebolinha da terra, mantendo as raízes, e separar os pequenos bulbos. Em seguida coloque-os na terra e regue. Em poucos dias eles já estarão “pegos” e começarão a brotar novas cebolinhas.

Já com as sementes você poderá plantar diretamente no canteiro definitivo ou então em sementeiras. Faça o transplante das mudas quando elas tiverem cerca de 7 a 10 cm de altura. Ela pode ser cultiva tranquilamente em vasos e jardineiras, assim como a Salsinha.

Cuidados ao plantar Cebolinha

Ela é uma planta bem rústica e resistente, saindo-se bem até mesmo em pequenos períodos de seca. Os principais cuidados serão retirar plantas invasoras que acabam disputando nutrientes com a planta, além claro de deixar a terra adubada. Caso você queira colher os pseudocaules, que são a parte branca na base da cebolinha, fique juntando terra na base da planta, isso fará com que ele fique maior.

Quando colher a Cebolinha

Você poderá iniciar a colheita das folhas da cebolinha com cerca de 75 dias, dependendo da variedade e também da qualidade do cultivo. Quanto mais tempo passar, maior ficará a folha. Colha as folhas inteiras, para isso basta destaca-la junto a base.

Você também pode arrancar a planta inteira, caso queira consumir o pseudocaule, mas logicamente neste caso irá perder as futuras brotações. Lembre-se que a cebolinha é uma planta perene, ou seja, tem a capacidade de ficar produzindo por vários meses.

Segredos de uma horta produtiva!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações para que sua horta/pomar fique mais bonita e produtiva!

Loading...

Deixe a sua opinião

Comentários