Como Plantar Cenoura

A Cenoura possui o nome científico de Daucus carota sativus, e é um dos alimentos mais populares e consumidos do mundo. As variedades mais comuns possuem as raízes de cor laranja, mas também podemos encontrar cenouras roxas, amarelas, vermelhas e brancas. Além disso elas possuem 3 formas, sendo cilíndricas, cônicas ou arredondadas.

como-plantar-cenoura

Normalmente as raízes é que são consumidas, mas você também pode fazer diversos pratos com as folhas, mas saiba que elas possuem um sabor marcante e forte. Acredita-se que a cenoura seja originária do Irã e do Afeganistão, porém foi na Holanda que ela adquiriu a cor laranja mais comumente encontrada.

Onde plantar Cenoura

Ela se desenvolve melhor em temperaturas variando de 16°C a 22°C, mas também existem variedades que se dão bem em altas temperaturas. É bem resistente ao frio, podendo ser plantada em temperaturas ao redor dos 8°C. A planta consegue manter-se viva em temperaturas menores, mesmo quando as folhas morrem. Assim que o clima melhora e a temperatura aumenta as folhas conseguem rebrotar. Já temperaturas elevadas, acima 30°C, irão prejudicar o desenvolvimento e o sabor da cenoura.

Ela gosta de locais bem iluminados com luz solar direta porém consegue se desenvolver em locais sombreados, desde que sejam bem iluminados. O solo deverá ser bem limpo, sem pedras, pedaços de pau ou outros materiais que possam atrapalhar o desenvolvimento das raízes, deixando-as tortas. Deixe o solo bem leve, fértil e rico em matéria orgânica, com pH entre 6,0 e 7,5.

A cenoura também consegue produzir razoavelmente bem em solos pesados e argilosos, desde que eles nunca fiquem encharcados. Ela precisa de uma boa quantia de água, porém o solo nunca deverá ficar encharcado. Excesso de água irá facilitar o apodrecimento das raízes ou o surgimento de doenças.

Como conseguir mudas de Cenoura

Você poderá fazer a semeadura diretamente no local definitivo, colocando as sementes entre 0,5 cm a 1 cm de profundidade. Com 7 a 21 dias elas irão começar a germinar. Você poderá plantar a cenoura em vasos e jardineiras. Lembre-se apenas que eles devem ser um pouco maior que o tamanho que a cenoura terá quando estiver bem desenvolvida. Caso não tenha um vaso assim, poderá fazer o plantio e colher quando elas ainda estiverem bem jovens.

Cuidados ao plantar Cenoura

O espaçamento varia conforme a variedade escolhida. Grande parte das cenouras poderá ficar com 15 a 30 cm entre as linhas de cultivo, e com 5 a 10 cm entre as plantas. As variedades redondas, como a cenoura de Nice, pode ficar com 5 cm entre cada planta. Retire quaisquer plantas invasoras que estiverem na sua horta, isso evita o “roubo” de nutrientes da sua plantação.

Quando plantar a Cenoura

Com 60 a 120 dias você já estará colhendo as suas cenouras, variando conforme a espécie escolhida. Não deixe as raízes por muito tempo sem serem colhidas, pois elas irão ficar muito fibrosas e com um sabor ruim. O ideal é que você plante novas cenouras a cada 2 ou 3 semanas, desta forma terá sempre plantas novas e frescas a sua disposição. Veja também como plantar rabanete.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!