Como Plantar Chicória

A Chicória possui o nome científico de Cichorium endivia. Possui diversos outros nomes, tais como Chicarola, Endiva, Endívia e Escarola. Também é muito confundida com o Almeirão. Ela é uma planta que tem como origem o continente Asiático, especialmente a Índia. Existem 2 variedades mais comuns desta hortaliça, a Cichorium endivia var. Crispa, que possuem folhas curvas e retorcidas, com bordos denteados, ou seja, as folhas são mais crespas, e aqui estão as plantas mais conhecidas como endívias.

Como Plantar Chicória

Já a variedade Cichorium endivia var. Latifolia possui folhas maiores e planas. As duas são amargas, que são a principal característica da planta. Quanto mais verde a folha, mais amarga ela é. Alguns produtores fazem o cultivo, especialmente das endívias, em locais mais escuros, deixando-as mais claras e com sabor mais delicado.

Onde plantar Chicória

A chicória deverá ser cultivada preferencialmente em locais de clima mais ameno. Temperaturas variando de 14º a 18ºC são recomendadas. Elas tendem a ficar mais amargas se forem cultivadas em locais quentes. Costuma-se fazer o plantio em 3 das estações do ano, evitando-se assim o verão. O solo para seu cultivo deverá ser muito fértil e rico em matéria orgânica, já que elas são bem exigentes e sentirão muito caso o solo seja pobre.

A irrigação deverá ser frequente, mantendo o solo úmido, sem contudo ficar encharcado. Caso queira tentar fazer o cultivo das endívias mais claras, aí em sua casa, você terá que colocar as mudas em caixotes com terra, molhando uma única vez, em seguida devem ser cobertas com algum plástico ou até mesmo papel, deixando-as em um local escuro por 30 dias, momento em que estarão prontas para serem colhidas.

Como conseguir mudas de Chicória

O plantio da chicória se dá através de sementes. Elas podem ser plantadas diretamente no local definitivo ou então sendo feitas mudas em sementeiras ou pequenos vasos e copos específicos, enterrando-as a no máximo 1cm de profundidade. O transplantio das mudas poderá ser feito quando elas estiverem com cerca de 10 cm de altura, momento em que deverão ter de 4 a 6 folhas.

Escolha um dia nublado ou então um final de tarde para transplantar, tomando cuidado extra com as raízes da pequena muda, que são frágeis e se danificam com facilidade. Ela é uma planta que pode facilmente ser cultivada em sua casa, usando-se de vasos e jardineiras. O espaçamento indicado entre as plantas é de 30 cm, para canteiros comerciais.

Cuidados ao plantar Chicória

As principais pragas que costumam atacar a chicória são as mesmas que atacam o alface, ou seja, pulgões, lesmas, caracóis e insetos que comem as folhas. Procure manter o canteiro limpo, sem plantas invasoras que roubam os nutrientes, e sem as pragas citadas acima. Você também poderá fazer o plantio em vasos.

Quando colher a Chicória

As formas mais comuns de consumo são refogadas, cozidas no vapor, assadas e especialmente cruas. O sabor amargo delas é o principal atrativo, mas esta hortaliça também tem como característica um sabor refrescante, que a fez ser muito apreciada e procurada na culinária da Europa. Faça a colheita das plantas após 40 a 60 dias da germinação das sementes, cortando a planta inteira, sendo que ela poderá rebrotar.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!