Como Plantar Chuchu

O Chuchu possui o nome científico de Sechium edule, e também é conhecido popularmente como machucho, caiota ou pimpinela, possuindo uma boa quantidade de tamanhos, formas e cores, sendo que as variedades mais comuns tem o formato de uma pera com cerca de 20 cm de comprimento e cor verde clara. Ele é uma planta trepadeira e pode atingir mais de 15 metros de comprimento.

como-plantar-chuchu

Onde plantar Chuchu

Ele irá se desenvolver melhor em locais com clima quente e úmido, com temperatura considerada ideal entre 18°C e 27°C. O pé de chuchu não suporta temperaturas frias, sendo que no limite de 13°C ainda é possível ter bons resultados. O chuchuzeiro pode ser plantado em locais bem ensolarados ou em locais sombreados. Neste último caso tem que ter uma boa luminosidade a sua disposição.

O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica e bem fértil, com pH entre 5,5 e 6,8. O chuchu não gosta nem do excesso nem da falta de água, por isso o solo deverá estar sempre úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Chuchu

Você deverá plantar o chuchu inteiro, para isso basta deixá-lo por uns 15 dias em um local escuro e ele irá brotar com certa facilidade. Quando o broto estiver com uns 15 cm de comprimento você poderá fazer o plantio, colocando-o sobre a terra ou enterrando um pedaço dele. Não enterre o chuchu inteiro, pois isso possivelmente fará a sua muda apodrecer.

Cuidados ao plantar Chuchu

O espaçamento ideal entre as plantas é de 5 a 7 metros. O pé de chuchu é uma trepadeira, podendo ter 15 metros ou mais de comprimento, cobrindo uma grande área. Isso faz com que você precise de suportes para que a planta possa se agarrar e desenvolver corretamente. Pode-se usar cercas, estruturas feitas de bambu e outros materiais. O chuchuzeiro também consegue se agarrar em paredes e muros, desde que tenham locais onde as gavinhas consigam se prender. Para que se tenham os chuchus, será necessário que as flores sejam polinizadas, especialmente pelas abelhas.

Quando colher o Chuchu

Com 90 a 120 dias após o plantio você começará a colher os primeiros chuchus. Recomenda-se colher o chuchu 2 semanas após a flor nascer, tarefa que pode ser simples se você estiver plantando 1 ou 2 pés em sua casa, porém muito trabalhosa se tiver vários. Caso não queira fazer esse monitoramento procure colher os frutos quando eles estiverem bem desenvolvidos e ainda macios. Quando ele passa muito da época de colheita começa a ficar duro e irá rachar na extremidade.

O chuchuzeiro é uma planta perene, ou seja, ela continuará produzindo por vários anos, normalmente de 7 a 10 anos. É mais comum manter o pé produzindo por 2 ou 3 anos, tendo uma alta produção. Em regiões onde o inverno não seja muito frio e que a planta tenha bom acesso a água, é possivel que ele fique produzindo durante o ano inteiro. Além do chuchu em sí, as folhas, ramos e até mesmo as raízes podem ser consumidos. Veja também como plantar Beterraba.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!