Como Plantar Coentro

O Coentro possui o nome científico de Coriandrum sativum, e foi trazido para o Brasil pelos escravos oriundos da África, sendo mais propagado após o fim da escravatura. Ele é uma erva aromática bastante utilizada na culinária, com gosto forte e marcante, e também é utilizado por suas propriedades medicinais, trazendo numerosas propriedades benéficas para a saúde humana. Costuma-se usar as folhas, talos e sementes, sendo muito semelhante e as vezes confundindo-se com a Salsinha.

como-plantar-coentro

Onde plantar Coentro

O coentro aceita uma grande diversidade de climas, embora não se dê muito bem em locais com temperaturas baixas. A grande maioria das variedades de coentro crescerá muito mais em locais que possuam o clima quente. Ele pode ser cultivado em locais ensombreados, porém quando está plantado recebendo a luz solar direta, costuma ficar com muito mais sabor e aroma.

O solo deverá ficar bem drenado e não precisa ser muito fértil, porém recomenda-se que tenha um pouco de matéria orgânica. Ele é muito rústico, aguentando bem vários tipos de solo. Consegue produzir folhas mais saborosas e aromáticas se estiver em solos não tão férteis.

Você poderá fazer a sua plantação em canteiros ou então utilizar vasos e jardineiras. Tais locais deverão ter pelo menos uns 25 cm de profundidade, já que ele possui longas raízes. No início do desenvolvimento o coentro precisará de uma boa quantidade de água, sem contudo deixar o solo encharcado. Quando estiver bem grande e desenvolvido recomenda-se deixar o solo secar naturalmente, para então fazer uma nova irrigação.

Como conseguir mudas de Coentro

Não é muito fácil fazer as sementes de coentro germinarem. Normalmente elas tem uma baixa taxa de germinação e demoram a brotar. Para melhorar isso você deverá deixá-las de molho por uns 2 dias e então fazer o plantio. Temperaturas altas, acima de 27°C, também irão ajudar a aumentar o poder germinativo da semente.

Plante-as diretamente no local definitivo, a cerca de 1 cm de profundidade. Elas não gostam muito de serem transplantadas. Se resolver plantar em sementes ou em copinhos de papel/plástico, terá que ter muito cuidado para não quebrar o torrão de terra na hora de transplantar a muda.

Cuidados ao plantar Coentro

Geralmente a planta não precisará de muitos tratos culturais. Retirar quaisquer plantas invasoras, deixando o canteiro limpo, é um dos mais importantes, especialmente no início do cultivo. Você também pode fazer o controle de pragas e insetos que estiverem atacando as folhas. Em cultivos caseiros, geralmente isso é feito com a própria mão.

Quando colher o Coentro

Com 30 a 70 dias você começará a colher as primeiras folhas do seu pé de coentro. Você pode colher a planta inteira ou então as folhas externas, que são maiores, dessa forma você terá coentro a sua disposição por mais tempo, já que a planta pode sobreviver por até 1 ano. Se tiver interesse nas sementes, deixe que os frutos fiquem amarelados, quase secos, retirando-os e deixando-os em um local bem ventilado e sombreado, para terminar de secar naturalmente.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!