Como Plantar Cominho

O Cominho possui o nome científico de Cuminum cyminum, e também é conhecido como cominho-verdadeiro e falso-aneto. Ele é uma erva que possui frutos com sementes, sendo amplamente utilizado como especiaria em diversos tipos de alimentos. A planta também possui finalidades medicinais. O Cominho possui folhas no formato de finos fios, sendo bastante ramificado, podendo atingi entre 20 a 80 cm de altura. Muitas pessoas confundem as sementes do cominho com as da alcaravia, porém elas possuem um sabor relativamente diferente.

Como Plantar Cominho

Como plantar Cominho

Essa planta irá se desenvolver muito bem se for cultivada entre 10°C a 26°C. Elas não gostam de temperaturas muito baixas, tão pouco clima quente e seco. Outra situação que tem que ser monitorada são as chuvas mais pesadas e ventos fortes, pois o pé de cominho pode ser facilmente danificado. Ela também precisará de algumas horas de luz solar, diariamente.

O solo indicado é fértil e rico em matéria orgânica, mas ela também aceita solos mais ácidos. Ele deve ficar úmido, sem contudo ficar encharcado. Procure deixar o solo quase seco para fazer uma nova irrigação, mas nunca o deixe secar completamente. O cominho terá problemas se faltar ou sobrar água, então fique sempre atento.

Como conseguir mudas de Cominho

Faça o plantio das sementes diretamente no local definitivo ou então utilize sementeiras. O transplante deve ser feito quando as mudas de cominho atingirem de 5 a 10 cm de altura. Coloque as sementes próximas da superfície da terra, enterradas a cerca de 0,5 cm apenas. Com 7 a 20 dias após o plantio as mudas irão começar a nascer. Recomenda-se deixar as sementes de molho na água, de um dia para o outro, de forma a apressar essa germinação.

Cuidados ao plantar Cominho

Você poderá fazer o plantio em vasos ou jardineiras, e caso faça numa horta, deixe uma distância de 40 cm entre as linhas de plantio e de 15 a 25 cm entre os pés de cominho. Procure retirar quaisquer plantas invasoras do local, deixando todos os nutrientes e recursos exclusivamente para o cominho.

Quando colher o Cominho

Com 3 a 4 meses após o plantio você poderá fazer a colheita, neste tempo o cominho irá começar a secar, e os frutos dele começam a mudar de cor. Você deverá retirar as plantas e pendurá-las, de cabeça para baixo, colocando um tecido ou alguma vasilha embaixo do pé, desta forma as sementes irão secando e se desprendendo do pé, caindo dentro do pano. Veja também como plantar Tomilho.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!