Como Plantar Couve-chinesa

A Couve-chinesa possui o nome científico de Brassica rapa var. pekinensis, sendo conhecida popularmente como Repolho-chinês e Acelga-chinesa. Ela geralmente forma uma cabeça compacta, porém existem variedades que possuem folhas soltas e que não possuem cabeça. As folhas podem ser de cor verde clara escura, com as nervuras brancas ou amarelas.  Ela é uma planta rica em vitamina “C” e sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cálcio.

Como Plantar Couve-Chinesa

Em algumas regiões a Couve-chinesa é confundida com a acelga, porém elas são plantas diferentes. Ela é muito utilizada na culinária oriental, especialmente na preparação de macarrão e carnes, sendo utilizada crua ou cozida, em sopas, tortas, misturadas no arroz e em saladas.

Onde plantar Couve-chinesa

Ela gosta de clima subtropical e temperado, que sejam mais frescos, desenvolvendo-se com perfeição em temperaturas que variem entre 15°C a 20°C. Vale lembrar que boa parte das variedades conseguem suportar temperaturas mais baixas. Existem poucos cultivares que conseguem suportar temperaturas mais altas, acima de 25°C, especialmente os cultivares de folhas soltas.

Esta planta pode ser cultivada com incidência direta de iluminação solar, ou então em locais de sombra parcial, desde que possuam uma alta luminosidade. A Couve-chinesa não é muito exigente quanto ao solo, porém conseguirá se desenvolver melhor se o solo for fértil e rico em matéria orgânica. Ela é bem sensível a falta de água, por isso o solo deverá permanecer sempre úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Couve-chinesa

Faça o plantio das sementes diretamente no local definitivo de plantação. Outra forma é fazer as mudas utilizando-se de sementeiras, vasos ou pequenos copos de plástico ou papel. Faça o transplante quando elas estiverem com 4 a 6 folhas. Tenha cuidado nesse processo, pois as raízes são muito sensíveis e podem se danificar no processo.

Cuidados ao plantar Couve-chinesa

Recomenda-se um espaçamento entre 30 a 40 cm entre as plantas e linhas de cultivo. Procure sempre retirar quaisquer plantas invasoras que possam competir com nutrientes com a planta principal. Será necessário que a planta tenha um período de frio, desta forma a “cabeça” da Couve-chinesa irá fechar com mais facilidade.

Quando colher a Couve-chinesa

Após 55 a 110 dias do plantio das variedades de Couve-chinesa com cabeça será possível fazer a colheita. E essa grande diferença de tempo varia conforme o cultivar plantado e também pelas condições de clima e cultivo. Faça o corte a cerca de 2,5 cm do solo, desta forma o caule irá rebrotar, e você terá uma nova cabeça dentro de algumas semanas. Desta forma você poderá ter diversas colheitas, desde que as condições do clima sejam boas.

As variedades que possuem folhas soltas podem ser colhidas assim que elas estiverem bem desenvolvidas, cortando a medida que precisar ou então a planta toda de uma vez.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!