Como Plantar Couve-de-bruxelas

A Couve-de-bruxelas possui o nome científico de Brassica oleracea, grupo Gemmifera. Ela lembra pequenos repolhos, por isso também é conhecida como repolhinho. Ela é uma planta que prefere clima frio ou ameno, raramente se desenvolvendo bem em locais onde a temperatura média durante o cultivo fica acima dos 24°C. O ideal é que a temperatura varie entre 15°C a 18°C. Ela consegue aguentar bem a geadas e também a temperaturas baixas, como -10°C, porém por curtos espaços de tempo.

Plantar Couve-de-Bruxelas

Onde plantar Couve-de-bruxelas

Ela precisará de uma boa luminosidade, tendo acesso a luz solar direta por pelo menos algumas horas diárias. O solo para o cultivo deve ser bem fértil e rico em matéria orgânica, além disso ele deve permanecer úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Couve-de-bruxelas

Você poderá fazer o plantio da Couve-de-bruxelas utilizando-se de sementes, para isso basta fazer plantá-las em sementeiras ou pequenos vasos ou copos, fazendo o transplante quando elas estiverem com 4 a 6 folhas. Você também pode fazer o plantio diretamente no canteiro definitivo, porém isso não é muito comum entre os profissionais.

Cuidados ao plantar Couve-de-bruxelas

Esta planta é muito sensível a falta de boro no solo. Para saber se está em falta você pode fazer uma análise de solo ou então observar a planta, vendo se elas não estão se desenvolvendo corretamente ou se os caules estão ocos. Para corrigir o problema você pode fazer adubação, escolhendo um produto que tenha boro na composição.

As raízes da Couve-de-bruxelas são bem superficiais,  isso faz com que a planta precise ser apoiada. Você pode juntar terra ao redor de sua base, ou então usar uma pequena vara, como um pedaço de bambu, mantendo a planta em pé. Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Quando colher a Couve-de-bruxelas

Você poderá fazer a colheita da Couve-de-bruxelas após 90 a 140 dias da semeadura, variando o tempo conforme variedade cultivada e também com as condições de plantio. Esse tempo poderá se estender por alguns meses, desde que a planta não seja totalmente cortada durante a colheita. Para isso basta que você vá colhendo os brotos individualmente. Neste caso vá colhendo os brotos mais próximos da base da planta, sempre que estiverem com 2,5cm a 5cm de diâmetro, sem deixar que fiquem abertos ou amarelados. Você pode cortar os brotos com uma faca ou então girar o broto, que ele irá se desprender. Veja também como plantar Jiló.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!