Como Plantar Couve-flor

A Couve-flor possui o nome científico de Brassica oleracea Grupo Botrytis. Ela é uma planta que pertence a mesma espécie da couve e do repolho, porém ela produz uma cabeça com botões florais que não se desenvolvem. As variedades que possuem a cabeça branca são as mais comuns de serem encontradas, porém existem cabeças nas cores verde, roxa e laranja. Elas são consideradas dificeis de serem cultivadas, especialmente se comparadas as outras couves, pois são menos tolerantes a variações de temperatura, e condições ruins de cultivo, como pouca água e solo pobre em nutrientes.

Como Plantar Couve-Flor

Onde plantar Couve-flor

É uma planta de clima frio ou ameno, porém existem variedades que podem ser plantadas durante a primavera e o verão. Ela precisa de alta luminosidade, com alta incidência de luz solar direta. O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com boa quantidade de nitrogênio. Não tolera solos ácidos, mas se desenvolverá em solos argilosos e profundos.

Ela precisa de um nutriente em especial, que é o boro, caso contrário não irá se desenvolver muito bem. Se seu solo for fraco em boro, você deverá corrigir, aplicando bórax, ácido bórico ou adubo no solo. Outra opção é borrifar uma solução a base de ácido bórico nas folhas das plantas. Você pode fazer a solução em sua casa, misturando 2 gramas de ácido bórico em cada 5 litros de água.

Recomenda-se que você faça uma análise do solo, evitando que seja aplicado este nutriente em excesso, já que em excesso ele também é prejudicial. A Couve-flor deve ser irrigada com frequência, mantendo o solo úmido, sem contudo ficar encharcado. Dê bastante atenção a irrigação, já que ela é bem sensível a falta de água.

Como conseguir mudas de Couve-flor

Normalmente planta-se as sementes em sementeiras ou vasos, fazendo o transplante das mudas quando elas tem de 4 a 6 folhas. Você também poderá fazer o plantio diretamente no local definitivo, colocando as sementes a cerca de 1 cm de profundidade. As sementes costumam germinar em 1 ou 2 semanas.

Para as variedades de cabeça branca, costuma-se juntar algumas folhas de forma a cobrir a sua cabeça durante o desenvolvimento. As cabeças que ficam expostas irão ficar amareladas ou esverdeadas. Existem algumas variedades que possuem folhas que naturalmente crescem ao lado da planta, cobrindo a sua cabeça.

Cuidados ao plantar Couve-flor

O indicado é que as linhas de plantio tenham de 60 a 90 cm de distância entre elas, conforme a variedade escolhida. As couves-flores de inverno se desenvolvem bem em distâncias menores. Busque retirar as plantas invasoras, de forma a manter o canteiro sempre limpo. Por não aceitar solos ácidos, poderá ser necessário aplicar calcário no seu local de plantação.

Quando colher a Couve-flor

A colheita varia enormemente, de 60 a 280 dias após a semeadura, conforme o cultivar escolhido. Você deve colher quando ela estiver compacta e firme, sabendo que quando os brotos da cabeça começam a se separar ela já está passada, ficando com uma qualidade menor. Ao fazer a colheita corte o caule, deixando algumas folhas para proteger a cabeça da planta. Veja também como plantar Serralha.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!