Como Plantar Couve

A Couve possui o nome científico de Brassica oleracea, e apesar de serem da mesma espécie que o repolho, a Couve-flor e o brócolis, elas não formam cabeças fechadas, mas possuem folhas livres. Existem variedades com diversas formas e cores tais como verde, roxa, rosa, branca, crespas ou lisas, largas ou estreias.

Como Plantar Couve

Existem algumas variedades de couve que são utilizadas de forma ornamental,. Elas são muito utilizada como planta de jardim ou como decoração para mesas, especialmente por conta das cores e padrões de suas folhas. Alguns dos principais tipos de couve que são atualmente cultivadas são a Couve-manteiga, Couve-crespa, Couve-forrageira, Couve-palmeira e Couve-portuguesa. Normalmente come-se as folhas cozidas ou refogadas, porém também é possível comê-las cruas.

Onde plantar Couve

Ela irá crescer melhor em locais de clima ameno. Inclusive algumas variedades podem suportar temperaturas tão baixas quanto -10°C se já estiverem bem desenvolvidas. Outras variedades suportam temperaturas altas. Em locais mais quentes é mais comum cultivar a couve durante o outono e o inverno. Se estiver muito quente a couve tende a ter um crescimento menor, bem como ter folhas menos saborosas.

O ideal é que ela receba muita luminosidade, com luz solar direta. O solo precisará ser fértil e rico em matéria orgânica, sendo mantido úmido, sem contudo ficar encharcado, portanto é necessário uma boa drenagem. O pH recomendado varia entre 6 e 7,5. Um solo encharcado irá facilitar o apodrecimento das raízes, bem como o surgimento de diversas doenças.

Como conseguir mudas de Couve

Você poderá fazer o plantio utilizando-se de sementes ou então através de “mudas” que brotam no caule principal das plantas adultas. Basta arrancar esse broto, preferencialmente quando estiverem com cerca de 20 cm de comprimento ou mais. Escolha as que estiverem na base da planta. Em seguida colocando-as em um solo úmido ou até mesmo em um copo com água. Fazendo isso elas irão enraizar com mais facilidade.

As sementes podem ser colocadas em sementeiras ou outros recipientes. Faça o transplante quando as mudas estiverem com 4 a 6 folhas e 10 cm de altura. Você também poderá fazer o plantio diretamente no canteiro definitivo. Coloque as sementes 1 cm de profundidade e com cerca de 10 a 15 dias elas irão germinar.

Cuidados ao plantar Couve

O espaçamento recomendado varia conforme o cultivar que você escolher, bem como com as condições de cultivo. De 50 cm até 1 metro entre as linhas e de 25 cm a 50 cm entre as plantas é o mais usual. Geralmente as folhas da couve tendem a ficar maiores em locais com espaçamentos maiores. Você também poderá cultivar a couve em vasos grandes. Retire quaisquer ervas invasoras que estejam no local, isso garantirá mais nutrientes para o seu pé de couve.

A couve tende a ficar bem grande e nem sempre isso é considerado ideal, nestes casos você poderá cortar a ponta do caule principal, fazendo assim com que vários brotos surjam nas laterais da planta, deixando-a numa altura que você considere boa. Se você fizer o contrário, ou seja, retirar os brotos laterais, a tendência é que a planta fique com folhas maiores no caule principal.

Quando colher a Couve

Com cerca de 3 meses após o plantio você já estará colhendo as folhas da sua couve. Recomenda-se que a planta fique com pelo menos 5 folhas, ou seja, não arranque todas as folhas de uma vez ou ela irá sofrer e poderá morrer. Geralmente a couve ficará por alguns anos produzindo, sem precisar ser replantada.

Segredos de uma horta produtiva!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações para que sua horta/pomar fique mais bonita e produtiva!

Loading...

Deixe a sua opinião

Comentários