Como Plantar Ervilha

A Ervilha possui o nome científico de Pisum sativum. Ela é uma planta muito antiga, sendo cultivada a mais de 7 mil anos. As sementes e as vagens de algumas variedades são consumidas de diversas formas. Geralmente são cozidas ou refogadas, porém também podem ser consumidas cruas. Para consumir crua recomenda-se as variedades de ervilhas rugosas, uma vez que elas são mais doces e saborosas. Recomenda-se que sejam consumidas assim que forem colhidas, já que o sabor se perde com o tempo.

Como Plantar Ervilha

As variedades de ervilhas lisas tendem a ser mais resistentes e fáceis de cultivar. As ervilheiras podem ter sementes lisas ou rugosas, com vagens comestíveis ou não nos formatos cilíndricos ou achatados. A altura da planta irá variar de 25 cm de altura a mais de 2 metros. Folhas e ramos jovens da planta também podem ser consumidos, sejam crus ou cozidos.

Onde plantar Ervilha

Ela irá se desenvolver melhor em temperaturas que variem entre 13°C a 18°C. Plantas adultas e saudáveis suportam baixas temperaturas, próximas a zero graus, porém geadas podem atrapalhar a floração e produção. Temperaturas acima de 30°C irão comprometer o correto desenvolvimento da ervilheira.

Elas gosta de muita luminosidade, com luz solar direta, porém se a temperatura costumar ficar acima de 27°C seria interessante que elas ficassem em algum lugar sombreado. O solo para o planto deverá ser rico em matéria orgânica, fértil e bem drenado. Ele deverá ficar levemente úmido, sendo regado com frequência necessária para que não falte ou tenha excesso de água.

Como conseguir mudas de Ervilha

Geralmente faz-se o plantio diretamente no local definitivo, colocando as sementes entre 2 cm a 5 cm de profundidade no solo. Em solos mais leves ela pode ficar mais profunda na terra. Com 4 a 8 dias as sementes irão germinar. O espaçamento recomendado varia muito conforme a variedade escolhida, já que existe uma grande diversidade nos tamanhos da planta.

Cuidados ao plantar Ervilha

Basicamente alguns produtores costumam colocar várias plantas num espaço pequeno, fazendo com que produtividade por área seja grande. Já outros deixas as plantas mais espaçadas, assim elas individualmente irão produzir mais, facilitando os cuidados durante o desenvolvimento da planta e economizando em sementes, porém a produção por área será menor.

Variedades pequenas, que atingem até 1 metro de altura, poderão ser plantadas com espaçamento variando de 30 a 80 cm entre as linhas de plantio e de 5 a 30 cm entre as plantas. As demais plantas podem ser espaçadas de 80 cm a 1 m ou mais entre as linhas de cultivo, com 5 a 60 cm de distância entre as plantas.

As variedades maiores irão precisar de suporte para se desenvolverem. Tais suportes podem ser pedaços de pau, cercas, estacas, treliças e até mesmo outras plantas grandes, como o milho. Recomenda-se que os suportes sejam finos, pois ela irá se agarrar a ele usando as gavinhas, e estas geralmente são bem curtas. As plantas menores não precisam de suportes, mas você poderá usar algum tipo de vareta para ajudá-la a ficar em pé. Busque sempre retirar plantas invasoras que possam competir pelos recursos e nutrientes do solo.

Quando colher a Ervilha

O tempo para fazer a colheita varia muito conforme o cultivar escolhido e também pelo objetivo da produção, que poderá ser as sementes ou as vagens. As variedades precoces costumam ser colhidas entre 65 a 85 dias após o plantio e as demais variedades entre 85 a 140 dias. Caso queira as vagens, faça a colheita quando elas ainda estiverem imaturas, com as sementes sem estarem completamente desenvolvidas. Caso queira grãos verdes, espere que eles fiquem bem desenvolvidos, porém ainda hidratados. E para ervilhas secas basta esperar as vagens secarem quase completamente.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!