Como Plantar Espinafre

No Brasil quando falamos em Espinafre, logo pensamos no desenho do Popeye e vem a mente aquela grande força. Claro que só comendo espinafre você não ficará fortão, porém essa planta possui diversas vitaminas e minerais que irão ajudar a sua saúde. No Brasil temos o espinafre verdadeiro, que possui nome científico de Spinacia oleracea, da família Amaranthaceae. Ela é muito indicado para pessoas anêmicas e desnutridas. Também ajuda a combater à pressão arterial alta e cálculos renais.

Como Plantar Espinafre

Onde plantar Espinafre

Ele prefere ser cultivado em regiões frias e de clima ameno, em meia sombra. Existe o espinafre da Nova Zelândia, Tetragonia tetragonoides, da família Aizoaceae, que se dá melhor em temperaturas altas e sol pleno. Ele tanto pode ser cultivado em luz solar direta quando em meia sombra, porém, em locais mais quentes, o ideal é que ele não fique exposto diretamente ao solo, especialmente nos momentos mais quentes do dia.

Como falamos, o espinafre verdadeiro irá se desenvolver muito melhor em temperaturas mais baixas. É indicado uma variação entre 13°C a 20°C durante o ciclo de cultivo. Ele também poderá ser plantado em locais que a temperatura média durante o ciclo de vida da planta varie entre 2°C e 27°C. Altas temperaturas irão fazer a planta florescer precocemente, atrapalhando seu ciclo e produção.

Recomenda-se que a planta tenha um solo bem fértil e rico em matéria orgânica, com bastante nitrogênio. Ele deverá permanecer úmido, sendo regado com frequência, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Espinafre

Você poderá fazer mudas plantando as sementes em sementeiras, potes ou outros locais semelhantes, ou diretamente no canteiro. Deixe as sementes de molho em água por 24 horas, antes de serem plantadas. Em seguida coloque-as a 1 cm de profundidade no solo. Com cerca de 7 a 14 dias elas irão germinar e podem ser transplantadas quando estiverem com 4 a 6 folhas. O espinafre também se dará bem ao ser plantado em vasos ou jardineiras.

Cuidados ao plantar Espinafre

O espaçamento nos canteiros varia conforme o cultivar escolhido, porém espaços de 30 cm x 20 cm e de 30 cm x 30 cm tem apresentado ótimos resultados. Retire quaisquer plantas invasoras que possam roubar os nutrientes do espinafre, fora isso, ele é bem resistente e não precisará de muitos cuidados.

Quando colher o Espinafre

Você poderá fazer a colheita após 40 a 120 do plantio, retirando individualmente as folhas que for consumir, mas para isso a planta deverá permanecer com pelo menos 6 folhas. Já colhendo as folhas externas, que estarão mais desenvolvidas.

Outra forma de colheita é cortar o pé inteiro, deixando cerca de 3 cm do caule acima do solo, desta forma o pé de espinafre irá rebrotar e produzirá uma nova colheita. Em locais de clima mais quente fique atento e faça a colheita total antes que ela dê flores. Veja também como plantar Couve-de-bruxelas.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!