Como Plantar Fava

A Fava possui o nome científico de Vicia faba, popularmente sendo conhecida como fava-comum, feijão-fava, fava-silvestre ou fava-italianaDependendo do cultivar ficará com 30 cm ou até mais de 1,5 metros de altura. As vagens atingem cerca de 2,5 cm de diâmetro, com 7 a 15 cm de comprimento. As favas podem ser verdes, esbranquiçadas ou avermelhadas.

Como Plantar Fava

Onde plantar Fava

Ela prefere climas mais frios, resistindo a temperaturas baixas, como 0°C, e até mesmo a leves geadas, porém recomenda-se que a temperatura não fique abaixo de 15°C durante o ciclo de cultivo da planta. Vale lembrar que algumas variedades estão sendo desenvolvidas para aguentar temperaturas mais altas.

Esta planta precisará de uma boa luminosidade, com algumas horas de luz solar direta. Já o solo deverá ser fértil e rico em matéria orgânica, ficando sempre úmido, sem contudo formar poças de água. A fava é capaz de se associar com as bactérias conhecidas como rizóbios ou rhizobium. Eles fixam o nitrogênio do ar no solo, garantindo o nitrogênio que a planta precisa e ainda deixando o solo mais rico neste elemento. Outro ponto interessante é que ela tolera uma alta taxa de sal no solo.

Como conseguir mudas de Fava

Você pode fazer o plantio diretamente no canteiro definitivo, colocando as sementes a cerca de 3cm a 5cm de profundidade. De preferência faça o plantio quando estiver frio. Recomenda-se que o solo esteja com uma temperatura mínima de 5°C para ocorrer a germinação. Já a floração acontece melhor em temperaturas que variam de 8 a 15 graus.

Cuidados ao plantar Fava

As variedades de Fava de porte alto precisam ser tutoradas. Elas podem ser mantidas eretas utilizando-se de fios amarrados em varas. As variedades de porte baixo não precisam ser mantidas eretas, mas nada impede que você o faça, sendo até interessante. Fazendo isso as vagens não ficarão em contato direto com o solo. Você poderá cultivar as variedades menores em vasos ou jardineiras.

Quando a fava ficar bem florida você poderá cortar as pontas dos ramos, desta forma a planta irá concentrar a sua energia para desenvolver as vagens. Isso também irá diminuir o ataque de alguns insetos, que buscam as partes mais jovens e macias das plantas.

O espaçamento irá variar conforme o cultivar escolhido para o plantio, bem como das condições de cultivo, indo de 45cm até 1 metro entre as linhas, e de 23cm a 50cm entre as plantas. Sempre retire plantas invasoras para que elas não roubem os nutrientes da planta principal.

Quando colher a Fava

Após 80 a 250 dias da semeadura você iniciará a colheita das vagens. Essa diferença de tempo se deve a estação do ano em que ela foi plantada, o clima da região e o cultivar escolhido. As sementes são mais consumidas, porém as vagens tenras e as pontas dos ramos também costumam ser consumidos cozidos. Colha as vagens quando elas estiverem bem desenvolvidas, roliças, tenras e firmes. Vagens velhas tendem a ficar fibrosas rapidamente. Veja também como plantar o Girassol.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!