Como Plantar Feijão

O Feijão possui o nome científico de Phaseolus vulgaris. Possui inúmeras variedades conhecidas, variando muito em sua cor (branco, preto, vermelho, rosado e rajado), forma e tamanho das sementes. Já falamos em nosso site das vagens, hoje falaremos mais sobre o cultivo para obtenção das sementes. Não é tão comum, mas as folhas também podem ser consumidas.

Como Plantar Feijão

Ele pode ser consumido de diversas formas, tais como em sopas, saladas e especialmente no tradicional arroz com feijão. Saiba que o feijão cru contêm a lectina fitohemaglutinina, que é tóxica. Fique tranquilo, pois o processo de cozimento tradicional acaba destruindo-a, tornando o produto seguro para o consumo. De qualquer forma nunca coma feijões crus. Não é comum, mas as folhas também podem ser refogas ou cozidas para serem consumidas.

Onde plantar Feijão

A planta prefere que a temperatura durante o seu cultivo mantenha-se entre 15°C e 30°C.  A faixa ideal está entre 18°C e 25°C. O feijão não conseguirá se desenvolver em temperaturas baixas ou se acontecer geadas. Ele gosta de luz solar direta, com muita luminosidade, mas também pode ser cultivado em consorcio com outras plantas maiores, como o milho.

O solo para seu cultivo deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica, apesar do feijão não precisar de muitos nutrientes, porém tendo a sua disposição, a planta ficará mais forte e vigorosa. Ele deverá ser mantido úmido, sem contudo ficar encharcado.

Assim como outras leguminosas, o feijão também forma uma associação simbiótica com as bactérias conhecidas como rizóbios, conseguindo assim fixar o nitrogênio do ar no solo, garantindo a sua nutrição e enriquecendo o solo como um todo.

Como conseguir mudas de Feijão

As sementes podem ser plantadas diretamente no local de cultivo, sendo colocadas entre 3 a 5 cm de profundidade. A germinação é bem simples, e normalmente a maioria dos grãos conseguirá brotar em no máximo 2 semanas. O espaçamento recomendado varia conforme o cultivar escolhido e também com as condições de cultivo. Entre 40 cm a 60 cm de distância entre as linhas e de 7 cm a 10 cm entre as plantas costuma ser o ideal para grande parte das plantas.

Cuidados ao plantar Feijão

Procure retirar todas as plantas invasoras do seu canteiro, deixando todos os recursos e nutrientes para a planta principal. O feijão guandu é uma planta perene que não precisa de suportes. A grande maioria das outras variedades irão precisar de algum tipo de tutor para poder se desenvolver bem, e também para manter as vagens afastadas do solo.

Quando colher o Feijão

A colheita do feijão geralmente acontece de 80 a 100 dias após a germinação das sementes, variando conforme a variedade cultivada e pelas condições de cultivo. Em plantações menores as vagens secas podem ser colhidas manualmente. Em grandes plantações a colheita é feita quando aproximadamente 90% do cultivo estiver seco, cortando ou arrancando todas plantas. Em seguida as plantas são “batidas”, para que as sementes possam se separar das vagens. Outra opção é colher as vagens quando elas estiverem amareladas, deixando-as secar no sol.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!