Como Plantar Gengibre

O Gengibre possui o nome científico de Zingiber officinale. Ele é uma planta perene que consegue atingir até 1,5 m de altura. As rizomas desta erva são largamente utilizadas para fins medicinais e também como especiaria, especialmente em países asiáticos. Tais rizomas podem ser utilizados de diversas formas, podendo ser frescos, secos, em pó, cristalizados ou em conserva, seja em pratos doces ou salgados. Ele é muito utilizado por quem deseja perder peso, já que consegue acelerar o metabolismo.

Como Plantar Gengibre

A China consome o chá com muita regularidade, assim como outros países da região. Outra forma de utilização é em bebidas alcoólicas, como por exemplo no conhecido “quentão” que é feito no Brasil. Também existem cervejas de gengibre, bem como o utilizam no leite e também no café. Por fim, ele também pode ser plantado em jardins, como planta ornamental.

Onde plantar Gengibre

Ele é uma planta que tolera climas subtropicais e tropicais, preferindo temperaturas que variam de 17°C a 35°C. O gengibre também tem preferência por uma umidade do ar bem alta. Se a sua região for fria, cultive o gengibre nos meses mais quentes do ano, e sabia que ele deverá ser protegido de temperaturas mais baixas. A luminosidade poderá ser parcial ou então com luz solar direta.

O solo deverá ser bem leve e fértil, sendo bem drenado. A irrigação deverá ser frequente enquanto a planta está se desenvolvendo, mantendo o solo sempre úmido, porém sem ficar encharcado. Quando as folhas do gengibre começarem a amarelar, você deverá diminuir a irrigação, e caso não for colher, suspenda totalmente a irrigação quando a planta estiver dormente, voltando a irrigar quando ela soltar novos brotos.

Como conseguir mudas de Gengibre

Você deverá fazer o plantio do gengibre utilizando os rizomas, que também são conhecidos como gomos, cortando pedaços com 3 cm a 5 cm de comprimento. Cada pedaço deve conter de 1 ou 2 gemas, que podem ser plantados em canteiros ou vasos, a cerca de 5 cm de profundidade. Faça o plantio no local definitivo ou então transplante as mudas quando elas estiverem com 1 mês, atingindo cerca de 3 cm de altura.

Cuidados ao plantar Gengibre

Deixe de 70cm a 90cm entre as linhas de plantio, já as plantas devem ficar distantes de 30 cm a 50 cm uma das outras. Você pode diminuir o espaçamento entre as linhas e plantas, a produção aumentará, porém será mais difícil colher e corre-se o risco de danificar muitas plantas. Em locais frios você pode plantar o gengibre em vasos, deixando-o dentro de sua casa.

Retire todas plantas invasoras que estejam no canteiro, elas irão competir e retirar nutrientes importantes do solo. Você não deve deixar que os rizomas fiquem expostos ao tempo, por isso será necessário colocar mais terra sobre eles, assim que perceber isso. Você também poderá juntar terra próximo as plantas, deixando as hastes do gengibre em pé.

Quando colher o Gengibre

Após 7 a 12 meses do plantio você começará a fazer a colheita, basta esperar que as hastes e folhas da planta comecem a amarelar. Você pode fazer a colheita manual, arrancando a planta com cuidado, evitando danificar os rizomas. Outra forma é revirar a terra, expondo a planta. Em seguida lave os rizomas e deixe-os secar por uns 2 dias.

Se você estiver plantando em sua casa, para seu consumo, não precisará colher a planta inteira. Você pode revirar um lado da planta e retirar um pedaço do rizoma, deixando o restante intacto, de forma que a planta continuará a se desenvolver. Fazendo assim o gengibre irá viver e produzir por diversos anos. Já em plantações comerciais o gengibre é cultivado anualmente. Veja também como plantar Lentilha.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!