Como Plantar Girassol

O Girassol possui o nome científico de Helianthus annuus, e ela é uma planta oriunda da América do Norte, que consegue atingir de 1 a 4 metros de altura, porém existem diversas variedades que possuem um tamanho menor e até mesmo maior, chegando até a 8 metros de altura. Os grandes grandes capítulos florais fazem com que o girassol seja muito cultivado em jardins, sendo plantado como flor de corte.

Como Plantar Girassol

Os frutos da planta, quando secos, possuem sementes que podem ser consumidas tanto cruas quanto assadas, podendo ser utilizado na forma de farinha ou então para a extração de óleo. Praticamente a planta inteira, como sementes, o farelo resultante da extração de óleo e a folhagem, são utilizados para alimentar diversos animais, especialmente aves.

Onde plantar Girassol

Para o cultivo do girassol recomenda-se que a temperatura minima não fique abaixo de 10°C. Ele também irá se desenvolver bem em altas temperaturas, podendo suportar algo próximo a 40°C. Você deverá ter cuidado com ventos fortes e temporais, pois eles podem danificar o pé de girassol, diminuindo a produtividade.

A planta prefere luz solar direta por pelo menos algumas horas diárias. O solo deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica, ficando úmido com frequência, sem contudo ficar encharcado. Plantas adultas e bem desenvolvidas poderão suportar curtos períodos de seca.

Qual Girassol você deve plantar?

Todas as variedades de girassol possuem sementes comestíveis, porém deve-se escolher cultivares específicos para cada objetivo. Como exemplo podemos citar que para a produção de óleo vegetal devemos escolher variedades que possuem um alto teor de óleo nas sementes. Variedades ornamentais costumam ser menos produtivas que variedades especificas para a produção de sementes.

Como conseguir mudas de Girassol

Você deverá fazer o plantio diretamente no local definitivo, uma vez que o girassol não gosta muito de ser transplantado. Caso utilize semente, com 1 a 2 semanas elas irão germinar. O espaçamento recomendado varia conforme o cultivar plantado e as condições de cultivo, porém um espaçamento de 80 cm entre as linhas de plantio e 40 cm entre as plantas é suficiente para as variedades maiores.

Cuidados ao plantar Girassol

Para as planta ornamentais, que são menores, de 20 a 30 cm entre as plantas é o suficiente. Você pode fazer o plantio em vasos, sendo recomendado utilizar variedades ornamentais ou de menor tamanho. Sempre deverá retirar as plantas invasoras, pois elas acabam roubando recursos e nutrientes, especialmente no início do plantio.

Para as planta ornamentais, que são menores, de 20 a 30 cm entre as plantas é o suficiente. Você pode fazer o plantio em vasos, sendo recomendado utilizar variedades ornamentais ou de menor tamanho. Sempre deverá retirar as plantas invasoras, pois elas acabam roubando recursos e nutrientes, especialmente no início do plantio.

Dependendo da sua região e também do tamanho da plantação, poderá ser necessário utilizar alguma proteção contra aves, uma vez que elas poderão atacar os pés de girassol e diminuir ou até mesmo acabar com a colheita. Recomenda-se fazer uma rotação de culturas, ou seja, não se deve plantar o girassol sempre no mesmo local.

Quando colher o Girassol

Com 70 a 90 dias após o plantio você poderá fazer a colheita, variando conforme a variedade e condições de cultivo. Veja também como plantar Aspargo.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!