Como Plantar Inhame

Quando falamos de Inhame, temos que deixar claro que existem muitas variedades do gênero Dioscorea. Diversas delas são plantadas para que os tubérculos sejam utilizados na alimentação. Outras são usadas para obtenção de de substâncias na indústria farmacêutica. Algumas das espécies, que falaremos abaixo, juntamente com outras variedades, também são cultivadas para a obtenção de sapogeninas esteroidais. Elas são utilizados para a produção de hormônios esteroides, tais como progesterona e cortisona.

Como Plantar Inhame

As espécies mais cultivadas para a alimentação são:

  • Dioscorea rotundata de tubérculos com polpa branca e Dioscorea cayenensis de tubérculos com polpa amarela ou creme claro: São nativos da África ocidental, sendo a variedade mais cultivada do mundo. Especialmente na Nigéria, o maior produtor mundial deste alimento. Os tubérculos são cilíndricos e com a casca externa marrom, com peso variando de 2 Kg a 5 Kg, podendo chegar a 26 Kg. São mais de 200 variedades de cultivares destas espécies.
  • Dioscorea alata, que possui tubérculos com polpa geralmente branca, mas também pode ser cor creme claro e roxa: Esta variedade é oriunda do sudeste da Ásia. É o inhame mais presente ao redor do mundo. Os tubérculos pesam de 5 Kg e 10 Kg, mas atingem incríveis 60 Kg.
  • Dioscorea bulbifera: Também é chamado como inhame do ar, uma vez que seus tubérculos são aéreos, surgindo nas axilas das folhas, pesando entre 0,5 Kg a 1,2 Kg. Ela também dá origem a um tubérculo subterrâneo. Podem ser consumidos tanto cozidos quanto assados, porém algumas variedades selvagens são tóxicas.
  • Dioscorea trifida: Conhecido popularmente como cará-doce e cará-mimoso. É uma variedade nativa da América do Sul, que produz tubérculos menores, variando entre 15cm a 20cm. Possuem formato irregular, com polpa branca, creme, rosa ou roxa.
  • Dioscorea opposita, com sinônimos Dioscorea polystachya, Dioscorea batatas e Dioscorea oppositifolia: É oriunda da China, sendo popular também na Coréia, Japão, Vietnã e Filipinas. Conhecido como inhame-chinês, possui a polpa branca. Pode ser consumido cru, após ficar em uma solução de água e vinagre.
  • Dioscorea esculenta: Possui origem na Indochina. Seu tubérculo é pequeno e oval, com no máximo 20 cm de comprimento e de 6cm a 8cm de diâmetro, pesando entre 250 g a 1Kg. Cada planta produz de 5 a 20 tubérculos.
  • Dioscorea dumetorum: Oriunda da África ocidental, dando origem a tubérculos de polpa branca ou amarelada, com sabor amargo. Pode ser utilizado na alimentação, porém precisam ser cortados e deixados de molho na água, e logo após serem bem cozidos. Variedades selvagens são bem tóxicas.

Onde plantar Inhame

Boa parte das espécies de inhame são de clima quente e úmido. A Dioscorea opposita consegue sobreviver em clima ameno e suportam geadas leves. Normalmente o plantio é feito no inicio das chuvas, nos locais de clima quente. Em locais que faz frio começa no início da primavera. Ele precisará de luz solar direta por algumas horas. O inhame cresce em locais sombreados, mas a produtividade tende a cair muito.

O solo para o plantio deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica. Também devem ser leves e livres de detritos, como pedras, que irão atrapalhar a formação dos tubérculos. É uma planta resistente a seca, porém não se desenvolverá bem se faltar água. Isso faz com que o solo deva permanecer úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Inhame

A propagação do inhame é feito através de pequenos tubérculos que aparecem perto do tubérculo principal, podendo ser o tubérculo inteiro ou pedaços, conforme a espécie. Nas variedades de tubérculos aéreos você poderá utiliza-los para fazer o plantio. O inhame também possui sementes, porém isso não é comum, já que algumas variedades raramente dão flores.

Cuidados ao plantar Inhame

Recomenda-se o plantio em montes elevados de terra, embora também possa ser cultivado no plano. Essa elevação irá auxiliar na hora da colheita. O espaçamento recomendado entre plantas varia muito, devido a espécie, cultivar, região e método de plantio, normalmente ficando entre 60 cm e 1 metro.

O inhame é uma planta trepadeira, que cresce bastante, por isso alguns horticultores utilizam-se de varas que vão de 1,2 metros a mais de 2,5 metros de altura, para tutorarem a planta. Isso as tornam mais produtivas. Também existem produtores que deixam a planta crescer rasteira, junto ao solo.

Procure retirar plantas invasoras, que concorram por nutrientes e recursos, especialmente nos primeiros meses de plantio. A lagarta da folhagem e a broca do caule são duas das pragas que mais ameaçam este cultivo.

Quando colher o Inhame

Após 5 a 12 meses de plantio você poderá fazer a colheita, e esse tempo tende a ser menor em regiões de inverno frio e mais tarde em regiões quentes. Observe quando as folhas superiores do pé começarem a secar ou amarelar, isso significa que a planta amadureceu e deve ser colhida. Desenterre os tubérculos com bastante cuidado, evitando que sejam danificados, desta forma eles poderão ser armazenados com qualidade por alguns meses. Veja também como plantar Girassol.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!