Como Plantar Jabuticaba

A Jabuticaba possui o nome científico de Plinia cauliflora. Entre as espécies mais comuns estão a paulista ou ponhema, branca, rajada, coroa e sabará, que é a mais cultivada. No Brasil, os principais plantios estão situados nas regiões Sul e Sudeste. Excetua-se apenas os locais com pouca chuva ou com altitude acima de 900 metros.

Como Plantar Jabuticaba

Elas tem origem em regiões subtropicais, porém a jabuticabeira se adaptou bem em climas amenos, com períodos de temperaturas mais baixas. A fruta tende a fermentar no mesmo dia que foi colhida, por isso recomenda-se que a colheita seja feita quando ela estiver madura e pronta para o consumo.

Onde plantar Jabuticaba

O solo para realizar o plantio da jabuticabeira deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica. Ele deverá ficar bem úmido, especialmente na época da floração e frutificação, sem contudo ficar encharcado, já que isso poderá fazer as raízes apodrecerem. O espaçamento recomendado gira em torno de 7 metros x 7 metros em pomares comerciais. Se o plantio for em pequenos pomares o espaçamento poderá ser menor. Tendo irrigação artificial o plantio poderá ser feito durante o ano inteiro, mas é interessante começar na época das chuvas.

Como conseguir mudas de Jabuticaba

A forma mais rápida e recomendada para se obter mudas de jabuticaba é através da enxertia e estaquia. Desta forma você terá frutos após 4 a 5 anos. Você também poderá fazer mudas utilizando-se apenas de sementes, mas saiba que é um processo bem demorado até que você possa fazer a colheita, algo entre 10 e 15 anos.

Após conseguir a sua muda você poderá fazer o plantio no local definitivo, que poderá ser até mesmo um vaso. Espere até que as mudas tenham cerca de 50 a 70 cm de comprimento. No caso do plantio de uma jabuticabeira no vaso, recomenda-se que a planta tenha pelo menos 2 m² de solo e que receba sol direto, podendo ficar até mesmo em varandas.

Cuidados ao plantar Jabuticaba

Será necessário fazer podas de formação e limpeza, buscando sempre deixar a copa da planta arejada, cortando todos os galhos secos e doentes, de forma que a jabuticabeira receba luz solar e ar em seu interior. Copas bem arejadas irão auxiliar tanto na floração quanto na frutificação. Você pode deixar os ramos afastados cerca de 20 a 30 cm uns dos outros, deixando de 4 a 6 galhos principais, garantindo uma boa produção. A jabuticabeira tende a fechar a sua copa, por isso podas serão necessárias de tempos em tempos.

Quando colher a Jabuticaba

As jabuticabeiras são ótimas produtoras, conseguindo de 50 a 200 quilos de frutas por planta. Será possível ter 1 ou 2 produções ao ano, normalmente entre agosto e setembro e janeiro e fevereiro. O ideal é consumir as frutas após serem colhidas, já que são mais difíceis de conservar e podem fermentar rapidamente.

Você poderá fazer doces, geleias ou compotas com a fruta, e se quiser comer in natura, poderá guardá-las dentro de potes ou frascos com água, ou em sacos bem fechados, e colocados dentro da sua geladeira. Estimasse que desta forma ela consiga ficar em boas condições por até 8 dias. Veja também como plantar Mamão.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!