Como Plantar Jambu

O Jambu atualmente possui o nome científico de Acmella oleracea, sendo que anteriormente era conhecido como Spilanthes oleracea e Spilanthes acmella. Ele é uma hortaliça oriunda da região amazônica, mas que vem sendo plantada e consumida em todo o mundo. A planta possui os nomes populares de Agrião-do-pará, Agrião-da-amazônia e Agrião-do-norte.

Como Plantar Jambu

Os ramos, folhas e flores podem ser consumidos, tando crus em saladas, quanto em pratos cozidos, refogados ou assados. Outra forma de utilização é como condimento ou erva medicinal. O jambu possui um gosto bem singular, principalmente as flores, que deixam a boca adormecida. A planta possui uma substância chamada espilantol, que é utilizado para aliviar dores de dentes.

Onde Plantar Jambu

Essa planta prefere clima quente e úmido, sendo que temperaturas baixas, como 15°C ou menos, acabam prejudicando a planta, sendo considerado que 26°C ou mais é o ideal. Em locais quentes poderá ser plantada durante todo o ano. Ela gosta de iluminação solar direta ou então em sombra parcial, porém precisará ter uma grande luminosidade.

O solo deverá ser bem leve, fértil e rico em matéria orgânica, permanecendo sempre úmido, porém não deverá ficar encharcado. O jambu também é plantado como planta ornamental em jardins.

Como conseguir mudas de Jambu

Você poderá fazer o plantio usando sementes ou ramos. Pode-se fazer o plantio em sementeiras ou outros potes, fazendo a transplantio da muda quando elas estiverem grandes o suficiente para serem manuseadas, ou seja, espere pelo menos 1 mês. Cubra as sementes com uma pequena camada de terra, bem leve, ou então serragem.

Para plantar usando ramos, basta fazer o plantio em solo bem úmido, até que ele fique bem enraizado. O plantio também poderá ser feito em vasos médios ou grandes, desde que ele seja mantido em local sombreado, porém bem iluminado.

Cuidados ao plantar Jambu

Recomenda-se que o espaçamento entre as plantas seja de 20 cm a 25 cm. Sempre retire plantas invasoras, deixando todos os nutrientes para a planta principal.

Quando colher o Jambu

A colheita dos ramos do jambu poderá ser feito a qualquer tempo, sendo que com aproximadamente 50 dias ela já estará bem desenvolvida. Você poderá colher ramos, folhas e flores de forma individual, sempre que necessário, ou então faça uma colheita semanal, sem contudo retirar muito da planta, uma vez que ela poderá ficar fraca. Veja também como plantar Taioba.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!