Como Plantar Jiló

O Jiló possui o nome científico de Solanum aethiopicum Grupo Gilo, sendo anteriormente conhecido como Solanum gilo. Ele é da família da berinjela e do tomate, podendo atingir até 2 metros de altura. Os frutos são bem amargos, e esse sabor é o que fez a planta conquistar diversos amantes. Eles devem ser colhidos quando ainda estão verdes, sendo consumidos maioritariamente cozidos ou fritos, em diversos tipos de pratos. Não se sabe ao certo sua origem, acreditando-se que seja entre a Índia e a África.

Como Plantar Jiló

Onde plantar jiló

O jiloeiro precisa de clima quente e úmido para crescer bem e produzir seus frutos, com temperaturas variando entre 25°C e 30°C, não suportando baixas temperaturas, tampouco geadas. Em locais mais frios ele pode ser cultivado em estufas, porém quanto mais quente maior será a produtividade do jiloeiro. Ele precisará de muita luminosidade, recebendo algumas horas de luz solar direta todos os dias. Cultive o jiló em solo fértil e rico em matéria orgânica, permanecendo sempre úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Jiló

Para fazer o cultivo serão necessário as sementes, que devem ser plantadas diretamente no local definitivo ou então em sementeiras ou pequenos de papel ou plástico. Coloque de 2 a 3 sementes em cada buraco, e após uns 14 dias elas irão germinar, e com cerca de 40 dias estarão bem enraizadas. Espere até que tenham pelo menos 6 folhas definitivas, momento em que deverão ter mais de 5 cm de altura.

Cuidados ao plantar Jiló

Recomenda-se que as plantas sejam colocadas a pelo menos 60 cm de distância uma das outras, com 1 metro de distância entre as linhas de plantio. O jiló também se dá bem quando cultivado em vasos grades. Procure retirar as plantas invasoras, especialmente quando as mudas estão pequenas, evitando assim competição pelos nutrientes presentes no solo.

Recomenda-se fazer análise de solo, especialmente em grandes plantações. Doses grandes de fertilizantes podem ter efeito contrário, diminuindo a produtividade. Muito fósforo, por exemplo, diminui o crescimento das raízes.

Quando colher o jiló

A colheita do jiló se dá após 90 a 150 dias do plantio, podendo se estender por cerca de 3 meses. Normalmente eles são colhidos quando ainda estão verdes. Com o passar do tempo eles vão amadurecendo, ficando com a casca alaranjada e avermelhada, fazendo com que seu valor comercial caia. Quando estão maduros eles ficam ainda mais amargos.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!