Como Plantar Lentilha

A Lentilha possui o nome científico de Lens culinaris, tem origem Asiática, sendo um alimento de elevado valor nutricional. Rica em proteínas, fibras alimentares, vitaminas A, B e C , minerais como magnésio, fósforo e potássio, e oligoelementos como molibdénio, magnésio, ferro e cobre. O seu consumo ajuda os sistemas digestivo e cardiovascular.

Como Plantar Lentilha

Ela é cultivada no Brasil, especialmente no sul do país, sendo consumida ao redor do mundo, especialmente em pratos da cozinha árabe, tendo um gosto semelhante ao do feijão. Muitos acreditam que comer lentilhas na véspera de ano novo traz boa sorte no quesito financeiro.

Onde plantar Lentilha

A planta não gosta de temperaturas elevadas, por isso se adaptou tão bem a região sul. Nas demais regiões ela consegue se adaptar bem em locais com altitude acima dos 800 metros. Em tais locais o clima tende a ser mais ameno. O solo para seu cultivo deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica, com presença de nutrientes como o potássio e o fosforo.

Ela tem capacidade de fixar o nitrogênio do ar no solo, garantindo assim todo o nitrogênio que necessita. O solo deverá ficar úmido, sem contudo ficar encharcado. A planta quando bem desenvolvida conseguirá sobreviver a períodos de seca, isso se deve as raízes da planta serem bem profundas, mas se fizer o plantio na sua casa não deixe água faltar.

Como conseguir mudas de Lentilha

Ela é uma planta anual, que deve ser plantada através de sementes. Esse plantio pode ser diretamente no canteiro definitivo ou então em sementeiras ou pequenos vasos de plástico ou jornal, colocando-as a cerca de 4 cm de profundidade. As sementes germinam com facilidade, por isso 1 ou 2 em cada canteiro já é suficiente.

Uma outra forma de germinar é colocando as sementes em um pote com água, deixando-as lá da noite pro dia. Em seguida escorra a água e deixe-as em um local úmido, como por exemplo em cima de um papel toalha molhado. Em poucos dias elas começarão a germinar e poderão ser transferidas para a terra.

Cuidados ao plantar Lentilha

Ela tem a capacidade de atingir cerca de 50cm de altura. O espaçamento indicado entre as plantas é de 30 a 35 cm. Retire quaisquer plantas invasoras que possam disputar os nutrientes com a planta principal.

Quando colher a Lentilha

Com cerca de 70 a 120 dias após o plantio você conseguirá fazer a colheita, sendo que essa diferença de tempo se dá por conta das variedades e condições de cultivo. Espere até que as planta fiquem amareladas, fazendo então a colheita manual, que consiste em arrancar a planta inteira, deixando-a secar em seguida. Em grandes cultivos a colheita é mecanizada.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!