Como Plantar Lichia

A Lichia possui o nome científico de Litchi chinensis Sonn., pertencendo a família Sapindaceae, sendo da mesma família do Guaraná. Existem 3 subespécies de lichiam sendo: Chinensis é a mais produzida comercialmente. A phillippenis não produz frutos comestíveis. Por fim a javanensis possui frutos de pequeno valor comercial, sendo apreciada basicamente na Indochina e em Java. Na variedade chinensis temos a lichia-da-água, que possui frutos de maior qualidade, e a lichia da montanha, que tem frutos menores e com casca espinhosa, mas que também são comestíveis.

Como Plantar Lichia

Onde plantar Lichia

A árvore da lichia pode atingir até 15m de altura, produzindo cerca de 50 kg em cada época de frutificação. Ela é bem exigente com relação ao clima, sendo que não terá boa produção em regiões de clima tropical. Ela prefere locais com clima frio e seco antes do florescimento. No restante do ano seja quente e úmido.

A temperatura ideal para a planta varia de 20ºC a 35ºC. As atividades vegetativas da planta ficam paralisadas quando a temperatura abaixa dos 15ºC. Ela conseguiu se adaptar bem ao clima Brasileiro. O solo para o plantio doas lichieiras deverá ser bem rico em matéria orgânica, úmido, com boa drenagem. Mantenha o solo sempre úmido, sem deixar que fique encharcado.

Como conseguir mudas de Lichia

O plantio através de sementes não é recomendado, uma vez que a planta irá demorar cerca de 10 anos para produzir. Compre mudas de viveiros conhecidos, com alta qualidade, garantindo assim o correto desenvolvimento da sua planta. Faça o plantio em um local que tenha sol direto, irrigando todos os dias por uns 20 dias, até que a muda fique completamente enraizada.

Caso venha a fazer o plantio deixando com que a planta desenvolva-se sem intervenção humana, ou seja, sem realizar podas, o espaçamento entre as plantas deverá ser de 10 x 10 metros, agora em plantações comerciais com espaçamento adensado as medidas caem para 5 x 4 metros.

Cuidados ao plantar Lichia

Um cuidado importante é realizar as podas, como a de desenvolvimento, buscando deixar a copa da árvore da forma e tamanho que você queira. E também a de limpeza, onde busca-se retirar algumas folhas e ramos, deixando o centro da árvore arejado e limpo, recebendo assim a luz solar. É importante que você mantenha a sua lichia sempre limpa, sem galhos, folhas e plantas invasoras.

Quando colher a Lichia

A lichia começa a produzir após 3 a 4 anos do plantio da mudas. Normalmente elas produzem de 40 kg a 50 kg por ano, mas já foram observados pés que chegaram a incríveis 150 kg a 200 Kg por ano. Quando for colher a fruta, retire cerca de 15 cm do galho, isso fará com que ela tenha uma produção maior. O consumo da lichia no Brasil resume-se a fruta in natura, especialmente devido a pouca produção atual, mas que vem aumentando ano a ano. Veja também como plantar Manga.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!