Como Plantar Louro

O Louro ou Loureiro possui o nome científico de Laurus nobilis. Ele forma um grande arbusto ou arvore, que chega a medir cerca de 10 metros de altura, porém pode atingir 18 metros ou mais de altura. Ele é nativo da região do mediterrâneo, sendo muito difundido na antiguidade. As suas folhas são muito utilizadas como tempero, sejam trituradas ou inteiras.

Como Plantar Louro

Geralmente a folha inteira é cozida junto com o alimento, e retirada em seguida, antes do consumo, uma vez que ela não é muito palatável. Ela é uma planta dioica, ou seja, possui plantas masculinas e plantas que produzem apenas flores femininas. Os frutos do louro são bagas, e quando estão maduros ficam bem brilhantes, com uma cor roxo bem escuro. Após ficarem secos costumam ser moídos ou ralados, sendo utilizados como especiaria.

Onde plantar Louro

O clima indicado para plantar louro é ameno, podendo suportar temperaturas mais baixas, desde que estejam protegidos do vento e de geadas. Ele deve ser cultivado de preferência com luz solar direta, mas consegue se desenvolver bem em sombra parcial, desde que a luminosidade seja boa. Plante o louro em um solo bem fértil e rico em matéria orgânica. Essa planta é bem resistente a “qualidade” do solo, desde que ele não fique encharcado, por isso o solo deverá ficar levemente úmido, já que o excesso de água irá atrapalhar as raízes da planta.

Como conseguir mudas de Louro

O loureiro poderá ser plantado através de sementes ou por estaquia. As sementes irão demorar alguns meses para germinar, bem como irão demorar muito tempo para crescer. Isso faz com que o método recomendado seja a estaquia, ou seja, plante pedaços de ramos semilenhosos que tenham de 10 a 25 cm de comprimento. Basta colocá-los em um local com terra, mantendo-a sempre úmida, e em alguns dias ele irá enraizar.

Cuidados ao plantar Louro

O espaçamento irá variar conforme o porte da planta mãe, variando de 4 a 7 metros. Você poderá fazer o plantio em grandes vasos, sendo interessante fazer isso, já que a planta não irá crescer tanto. Você deverá adubar com frequência e replantar o vaso a cada 2 a 5 anos, para isso basta retirar a planta e cortar 2/3 das raízes, colocando num vaso com terra nova.

Geralmente é feita uma poda drástica no inverno, quando as plantas são cortadas a cerca de 20 centímetros de altura da superfície do solo. Retire quaisquer plantas invasoras que estejam concorrendo pelos nutrientes.

Quando colher o Louro

Assim que o louro ficar bem desenvolvida você poderá fazer a colheita das folhas, geralmente 12 meses. No final do verão ou então no começo do outono você poderá colher várias folhas e deixa-las secando na sombra. Lembre-se que as folhas secas tem um sabor bem forte, mas este sabor vai diminuindo ao longo do tempo.

As bagas também podem ser colhidas e secas na sombra. Para conseguir ter estas bagas você terá que ter plantas masculinas e femininas, sendo que as femininas é que terão os frutos. Aproveite e veja também como plantar Agrião.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!