Como Plantar Mamão

O Mamão pertence gênero Carica. É uma fruta oriunda da África e que se adaptou muito bem ao Brasil e mais países de clima tropical. Não é complicado fazer o cultivo do mamão! Isto aliado ao sabor doce e suave da fruta, fez com que os frutos ganhasse uma enorme quantidade de utilidades na cozinha. Pode ser consumido verde, maduro, in natura ou cozido. O Brasil é o maior produtor de mamão do mundo, sendo um dos principais exportadores para o mercado europeu.

Como Plantar Mamão

Onde plantar Mamão

O mamoeiro se desenvolve bem em regiões que possuam chuvas bem distribuídas, com temperaturas variando entre 22°C a 26°C. Não é recomendado fazer o plantio em locais onde as temperaturas tendem a ficar abaixo de 15°C. Temperaturas baixas prejudicam o desenvolvimento da planta, reduzindo o florescimento e atrasando a maturação dos frutos, ou seja, ele irá produzir frutos de menor qualidade.

O solo para o plantio deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica, aceitando bem adubos como a torta de mamona, esterco de gado ou de galinha. Ele deverá ficar úmido, sem contudo ficar encharcado. O pé de mamão gosta de sol mas também crescerá em locais sombreados.

Como conseguir mudas de Mamão

A principal forma de propagação do mamão é através das sementes.  Basta que você retire as sementes do fruto que comprou ou então comprar pacotinhos de sementes. Coloque 3 sementes em um saquinho ou pote que seja indicado para fazer o plantio, e com cerca de 15 elas irão germinar. Espere mais alguns dias e então descarte as 2 mudas menores, deixando a planta mais vigorosa. Caso você tenha um sistema de irrigação ou possa regar a sua planta, poderá fazer o plantio durante todo o ano. Caso contrário deverá plantar apenas no começo da época das chuvas.

O mamoeiro poderá ter 3 tipos de flores, originando plantas masculinas, femininas e hermafroditas. O ideal é que plantas hermafroditas sejam plantadas, tendo assim uma produção maior e com frutos com formato piriforme ou alongado, que são preferidos no mercado consumidor. Após 3 a 4 meses do plantio das mudas o mamoeiro irá florescer, assim, após identificar a planta, você poderá eliminar as plantas masculinas e femininas. O mamoeiro não precisa ser podado, uma vez que ele cresce na forma de um único tronco, com ramificações das folhas, e elas podem ser retiradas quando ficam amarelas.

Flores do Mamoeiro

Cuidados ao plantar Mamão

Quando fizer o plantio retire quaisquer plantas invasoras, evitando assim competição pelos nutrientes. Os mamoeiros, são muito suscetíveis a doenças fúngicas, ataque de ácaros e viroses. Caso note alguma doença, geralmente será necessário descartar toda a planta.

Quando colher o Mamão

Você poderá colher os primeiros mamões após 4 a 6 meses que a flor da planta abrir. Lembre-se que o mamão não irá amadurecer bem se for colhido muito cedo, ou seja, se estiver muito verde. Ele poderá dar frutos durante todo o ano, desde que tenham muita luz solar, água a disposição e um solo rico em nutrientes. Outro ponto importante é que o pé de mamão ficará produtivo por cerca de 3 anos, então irá diminuir, por isso é interessante fazer o plantio de um novo pé quando estiver chegando a hora. Veja também como plantar Morango.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!